AgroTimes

Produção de trigo no Rio Grande do Sul pode superar 3,7 mi t em 2021, diz FecoAgro

19 out 2021, 15:03 - atualizado em 19 out 2021, 15:52
Trigo, EUA
De acordo com o presidente da entidade, Paulo Pires, até o momento o andamento da safra como um todo é positivo (Imagem: REUTERS/Nick Oxford)

A colheita de trigo no Rio Grande do Sul, segundo maior Estado produtor do cereal no país, pode superar a marca de 3,7 milhões de toneladas, estimou nesta terça-feira a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (FecoAgro/RS) elevando sua projeção ante os 3,3 milhões apontados anteriormente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este volume será possível caso o clima se mantenha favorável até o final do ciclo, considerando que os trabalhos de colheita ainda estão em andamento e os produtores seguem atentos ao cenário de chuvas.

“Na última semana algumas localidades tiveram mais de 300 milímetros de chuva, o que é ruim para o trigo. Existe previsão de um tempo bom por um certo período, mas sempre há uma indefinição sobre o clima no Rio Grande do Sul, que é muito chuvoso historicamente em outubro”, alertou o presidente da FecoAgro, Paulo Pires, em nota.

Apesar disso, o executivo afirmou que, até o momento, o andamento da safra como um todo é positivo.

“Mesmo que em algumas regiões, como as Missões e Grande Santa Rosa, tenha ocorrido falta de chuvas nos meses de julho e agosto, deverá se ter uma colheita normal, ao contrário do ciclo passado onde houve uma frustração por causa das geadas”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que a produção gaúcha de trigo no ano passado ficou em 2,26 milhões de toneladas. Para 2021, a expectativa da estatal é semelhante à da FecoAgro, em torno de 3,78 milhões de toneladas.

“O mercado está aquecido, com demanda de trigo para exportação, das indústrias moageiras e para a nutrição animal, que vem crescendo substancialmente com o apoio e incentivo das entidades do setor”, acrescentou o presidente da federação.

As cooperativas agropecuárias são responsáveis, em média, pela originação de cerca de 60% do trigo no Rio Grande do Sul anualmente.

(Atualizada às 15:52)

Compartilhar

A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.