Economia

Produção industrial da Alemanha sobe mais do que o esperado em maio

07 jul 2025, 5:31 - atualizado em 07 jul 2025, 5:33
Mercedes-Benz
Setor automotivo ajudou no aumento inesperado da produção alemã (Reprodução/Mercedes-Benz Sindelfingen)

A produção industrial da Alemanha subiu mais do que o esperado em maio, impulsionada pela indústria automobilística e pela produção de energia, informou o escritório federal de estatísticas nesta segunda-feira. A produção aumentou 1,2% em relação ao mês anterior, enquanto analistas consultados pela Reuters previam estabilidade, com variação de 0%.

“É cedo para dar o sinal verde, mas os sinais de pelo menos uma recuperação cíclica — ainda que a partir de níveis baixos — estão aumentando”, disse Carsten Brzeski, chefe global de macroeconomia do ING.

Ainda assim, a curto prazo, ele afirmou que os riscos negativos aumentaram devido às tensões comerciais em curso, ao fortalecimento do euro e ao verão seco e quente até agora, que levou os níveis de água dos rios da Alemanha a ficarem muito baixos para esta época do ano.

O aumento de maio pode indicar que o setor manufatureiro está a caminho da recuperação, disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank. Embora os níveis de produção ainda estejam bem abaixo daqueles observados após a fase inicial de recuperação pós-pandemia, houve um impulso de alta nos últimos meses, afirmou de la Rubia.

A produção em abril e maio ficou ligeiramente acima da média do primeiro trimestre, alimentando esperanças de que a indústria tenha mudado de rumo, disse Ralph Solveen, economista sênior do Commerzbank.

Embora o produto interno bruto dificilmente deva crescer no segundo trimestre, o crescimento deve continuar nos trimestres seguintes, impulsionado por mudanças políticas que devem fornecer, pelo menos, um impulso significativo no próximo ano, afirmou Solveen.

Estímulo fiscal

O governo alemão aprovou um pacote de alívio fiscal para estimular o investimento e trazer a economia de volta ao crescimento após dois anos de contração. A produção em maio foi impulsionada por um crescimento de 4,9% na indústria automobilística em relação a abril e de 10,8% na produção de energia.

O aumento de 10% na produção da indústria farmacêutica em maio também teve um impacto positivo no resultado geral.

Os números da produção industrial alemã acima do esperado em maio se devem em parte à antecipação de tarifas no setor farmacêutico, segundo Franziska Palmas, economista sênior para a Europa da Capital Economics, referindo-se às compras dos EUA feitas antes da entrada em vigor de novas tarifas. No entanto, a produção em outros setores também está se mostrando mais resiliente às tarifas do que o esperado, disse Palmas.

Na comparação menos volátil de três meses contra três meses, a produção foi 1,4% maior no período de março a maio do que nos três meses anteriores.

O escritório de estatísticas também revisou o dado de abril para uma queda de 1,6% na produção, acima da queda provisória de 1,4%.
As encomendas industriais na Alemanha caíram 1,4% em maio, encerrando uma recente recuperação, devido a uma queda na demanda dentro da zona do euro, mostraram dados divulgados na sexta-feira.

As encomendas industriais permanecem fracas, e a rápida valorização do euro nos últimos meses deve pesar sobre a produção no curto prazo, afirmou Palmas.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar