BusinessTimes

Produtora de chips GlobalFoundries é avaliada em US$ 26 bi em estreia em Nasdaq

28 out 2021, 15:31 - atualizado em 28 out 2021, 15:31
GlobalFoundries
A GlobalFoundries surgiu quando a Mubadala comprou as fábricas da Advanced Micro Devices em 2009 e, mais tarde, a fundiu com a Chartered Semiconductor, de Cingapura (Imagem: Facebook/GlobalFoundries)

As ações da GlobalFoundries, que pertence ao fundo soberano de Abu Dhabi Mubadala, estrearam na Nasdaq nesta quinta-feira dando à fabricante de chips um valor de mercado de cerca de 26 bilhões de dólares.

A GlobalFoundries definiu seu IPO, o terceiro maior nos Estados Unidos neste ano, a 47 dólares por ação. Apenas a gigante sul-coreana do comércio eletrônico Coupang e a empresa Didi Global tiveram maiores ofertas no mercado de ações em 2021.

A GlobalFoundries, que teve crescimento de receita de 13% no primeiro semestre, se beneficiou do aumento da demanda por chips devido à escassez global que forçou as montadoras e outras firmas de eletrônicos a cortarem a produção.

O mercado de IPOs nos EUA teve neste ano nomes como Coinbase (COIN), Robinhood e a plataforma de jogos Roblox. A fabricante de veículos elétricos Rivian deve estrear na bolsa nas próximas semanas.

Os IPOs dos EUA alcançaram um recorde histórico de mais de 250 bilhões de dólares até agora neste ano, incluindo ofertas das chamadas SPACs, de acordo com dados da Dealogic.

A GlobalFoundries surgiu quando a Mubadala comprou as fábricas da Advanced Micro Devices em 2009 e, mais tarde, a fundiu com a Chartered Semiconductor, de Cingapura.

A empresa fabrica chips de comunicação de radiofrequência para 5G, automotivo e outros semicondutores especializados, e tem a AMD e a Broadcom entre suas clientes. Ela é a terceira maior fabricante do mundo em receita, atrás da Taiwan Semiconductor e da Samsung.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.