Política

Projeto da Câmara determina testes em passageiros interestaduais para conter Covid-19

16 abr 2020, 15:20 - atualizado em 16 abr 2020, 15:20
Arlindo Chinaglia
Deputado Arlindo Chinaglia: “Tentativa de contenção do patógeno” (Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 752/20 determina a fiscalização sanitária e epidemiológica obrigatória dos passageiros do transporte interestadual, como forma de detectar casos suspeitos do novo coronavírus e evitar sua transmissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Medidas como aferição da temperatura, verificação de sintomas, aplicação de testes rápidos, encaminhamento para o sistema de saúde, isolamento do passageiro e até proibição de embarque poderão ser tomadas conforme o entendimento das autoridades de atenção à saúde, sanitárias, epidemiológicas e policiais da União, dos estados e dos municípios.

A proposta, do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), tramita na Câmara dos Deputados.

“A ideia do projeto é permitir que as autoridades públicas atuem, dentro da legalidade, na busca de casos suspeitos para evitar a transmissão entre moradores de diferentes localidades. O fundamento é a proteção de viajantes e das populações dos demais estados, numa tentativa de contenção do patógeno a determinadas bases geográficas”, explica Chinaglia.

Para cumprir a determinação, caso ela seja aprovada e vire lei, as autoridades competentes poderão firmar convênios com outras entidades, públicas ou privadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar