Saúde

Projeto exige hospital de campanha até que haja ampla vacinação contra Covid-19

17 fev 2021, 17:27 - atualizado em 17 fev 2021, 17:27
Hospital Campanha
Muitos hospitais de campanha foram desativados no Brasil mesmo como o avanço da pandemia (Imagem: Mauricio Bazilio/Governo do Rio de Janeiro)

O Projeto de Lei 4844/20, do Senado, proíbe a desativação dos atuais hospitais de campanha enquanto a vacinação contra Covid-19 na mesma localidade não atingir a maioria da população. O texto, já aprovado pelos senadores, está agora em tramitação na Câmara dos Deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hospitais de campanha são estruturas temporárias empregadas em situações de emergência em saúde pública, como a pandemia causada pelo novo coronavírus. A autora, senadora Rose de Freitas (MDB-ES), lembrou que a solução foi adotada em 2020 em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

Conforme o texto, as unidades só poderão ser desativadas quando mais de 70% da população local já estiver imunizada contra a Covid-19 ou caso haja leitos disponíveis na Central de Regulação do estado ou do município, respeitados os parâmetros considerados seguros por especialistas e gestores da área.

“Os hospitais de campanha são muito importantes para aliviar a rede pública, por receber pessoas com sintomas de gravidade menor ou moderada”, disse Rose de Freitas, ao lembrar que a pandemia ainda avança no Brasil.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Compartilhar

agencia.camara@moneytimes.com.br