Política

Projeto exige notificação de pessoa que possui créditos junto ao Estado

17 maio 2021, 13:48 - atualizado em 17 maio 2021, 13:48
Rosana Valle
Rosana Valle: “Estado enriquece ilicitamente” (Imagem: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 804/21 exige que entidades e órgãos públicos, no respectivo âmbito de competência, informem a existência de valores devidos às pessoas pelo Estado, ainda que esse crédito seja oriundo de pagamento feito a maior.

A proposta em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei de Acesso à Informação (LAI). Em caso concreto, o órgão terá 30 dias para informar a pessoa, que, ao solicitar a restituição, receberá o montante atualizado monetariamente em até 30 dias, sob pena de multa de 1% ao mês.

“É bastante comum que cidadãos tenham valores a receber de órgãos públicos e desconheçam tal fato”, disse a autora, deputada Rosana Valle (PSB-SP). “Em consequência, o Estado enriquece ilicitamente mediante apropriação indevida.”

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.