Política

Projeto exige teste de Covid-19 por sorologia em cidades com mais de 10 mil habitantes

04 nov 2020, 15:29 - atualizado em 04 nov 2020, 15:29
Vacinas Coronavírus Rússia
O texto em tramitação na Câmara dos Deputados prevê 50 unidades do chamado teste rápido por grupo de mil habitantes (Imagem: Reuters/Tatyana Makeyeva)

O Projeto de Lei 3820/20 determina a oferta, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de testes de Covid-19 pelo método de sorologia em todas as cidades com mais de 10 mil habitantes. União, estados, Distrito Federal e municípios dividirão a responsabilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto em tramitação na Câmara dos Deputados prevê 50 unidades do chamado teste rápido por grupo de mil habitantes, divulgação dos resultados em no máximo 72 horas e eventuais parcerias com organizações sociais para facilitar a realização dos exames.

Modelo coreano

“O sucesso da Coreia do Sul vai ao encontro de recomendação da Organização Mundial de Saúde, que aconselha testagem em massa como forma de evitar a evolução da Covid-19 e orientar as autoridades”, disse a autora, deputada Jéssica Sales (MDB-AC).

Existem dois tipos de testes de Covid-19: os “rápidos” ou sorológicos, que devem ser feitos a partir da segunda semana de infecção e indicam a presença de anticorpos; e o RT-PCR, que usa swab (“cotonete”) e aponta o vírus na primeira semana de infecção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Planos de saúde

A deputada Jéssica Sales também apresentou o Projeto de Lei 3821/20 para determinar a oferta desses testes rápidos de Covid-19 pelos planos de saúde até dezembro de 2021 ou enquanto durar a pandemia. O texto altera a Lei dos Planos de Saúde.

Ao lembrar que a cobertura dos testes sorológicos pelos planos foi judicializada em razão da pandemia, Jéssica Sales explicou que a proposta busca a segurança jurídica. “Milhões de usuários poderão ficar desprotegidos”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar