Política

Projeto proíbe censura de conteúdos políticos postados por usuários na internet

02 mar 2021, 13:29 - atualizado em 02 mar 2021, 13:29
Soraya Manato
A lei prevê ainda que o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado (Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 495/21 proíbe a censura sobre palavras e expressões ou posições políticas nos conteúdos postados por usuários na rede mundial de computadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto de lei altera o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14), que hoje prevê que os provedores de conexão à internet não são responsáveis pelo conteúdo que os usuários publicam na rede.

A lei prevê ainda que o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por usuários se, após ordem judicial, não tomar providências para tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente.

Autora da proposta, a deputada Dra. Soraya Manato (PSL-ES) acredita que “as recentes remoções de conteúdo pelo Facebook, Twitter e Google envolvendo a invasão do Capitólio nos Estados Unidos são um flagrante exemplo de abuso de poder por parte das mídias digitais”.

Na visão da parlamentar, “na democracia, editar a opinião de terceiros sem direito ao contraditório ou plena defesa, sem dano comprovado, sem que haja o devido processo legal, configura-se prática de censura”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras propostas

Após a suspensão de contas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por redes sociais, diversos deputados do PSL apresentaram propostas tratando da retirada de conteúdo postados por usuários da rede.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

agencia.camara@moneytimes.com.br