Política

Proposta centraliza no Ministério da Saúde requisição de bens contra Covid-19

29 abr 2020, 14:31 - atualizado em 29 abr 2020, 14:31
Pedro Westphalen
A proposta, do deputado Pedro Westphalen (PP-RS) e outros três deputados, tramita na Câmara dos Deputados (Imagem: Câmara dos deputados/Najara Araújo)

O Projeto de Lei 1256/20 centraliza no Ministério da Saúde as requisições de bens de saúde relacionados ao combate do novo coronavírus. O texto revoga a permissão, garantida pela Lei 13.979/20 – que trata do enfrentamento da Covid-19 no Brasil, de gestores locais de saúde também poderem fazer a requisição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta, do deputado Pedro Westphalen (PP-RS) e outros três deputados, tramita na Câmara dos Deputados

O texto dispensa a fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no caso de insumos e matérias-primas para produtos de saúde relacionados ao combate à pandemia.

As empresas que possuírem a autorização da agência terão licença de importação concedidas automaticamente para dispositivos médicos de combate à doença, como respiradores mecânicos.

Desabastecimento

Westphalen vê “com preocupação” agentes locais de saúde e o Judiciário fazerem requisições administrativas para atender demandas pontuais. “A requisição indiscriminada e sem critérios que não a urgência tem como consequência o desabastecimento de outra instituição de saúde”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o deputado, a centralização no ministério ajudará no planejamento e ação concertada dos agentes públicos. “Pretende-se tornar mais ágil o processo de importação de dispositivos médicos fundamentais ao combate ao coronavírus”, disse Westphalen.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar