Política

Proposta define que adiamento do censo poderá levar a impeachment

30 mar 2021, 13:31 - atualizado em 30 mar 2021, 13:31
felipe-carreras
Respeitado o prazo legal, a contagem populacional no Brasil deveria ter sido realizada em 2020, mas acabou adiada para 2021 (Imagem: Nágila Mendes/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 1101/21 inclui na lista dos crimes de responsabilidade contra o livre exercício dos direitos políticos, individuais e sociais a não realização decenal do Censo Demográfico. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivo na Lei do Impeachment.

“O Censo Demográfico constitui-se em uma ferramenta essencial para o conhecimento efetivo do País, das necessidades e das diferenças regionais, permitindo aos gestores o planejamento e a realização das ações de forma mais efetiva”, disse o autor, deputado Felipe Carreras (PSB-PE).

Respeitado o prazo legal, a contagem populacional no Brasil deveria ter sido realizada em 2020, mas acabou adiada para 2021 devido à pandemia de Covid-19.

Posteriormente, o Congresso Nacional aprovou corte praticamente integral dos recursos necessários ao levantamento, que não tem data para acontecer.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.