Empresas

Proposta impede Petrobras de criar empresa subsidiária para privatização

15 out 2020, 15:20 - atualizado em 15 out 2020, 15:20
O deputado quer evitar que a companhia utilize a permissão para criar artificialmente novas subsidiárias com o único objetivo de posteriormente vendê-las (Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 4807/20 proíbe a Petrobras (PETR3;PETR4) de criar empresas subsidiárias para serem privatizadas. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta é do deputado André Figueiredo (PDT-CE) e altera a Lei do Petróleo. A lei permite que a estatal a transforme ramos da sua atuação em empresas separadas.

O deputado quer evitar que a companhia utilize a permissão para criar artificialmente novas subsidiárias com o único objetivo de posteriormente vendê-las, desfazendo-se de áreas estratégias de atuação. Para ele, a medida representa uma privatização “parcelada” da estatal.

Refinarias

O projeto do deputado é uma resposta a recente julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou a venda de refinarias da Petrobras sem autorização do Congresso. A ação contra a operação foi ajuizada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Os ministros do STF confirmaram que a chancela só é necessária para a venda do controle acionário de estatal-mãe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para André Figueiredo, a mudança na Lei do Petróleo visa “resguardar a dignidade do Poder Legislativo para ditar as regras gerais de operações de desestatização.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar