Internacional

Proposta obrigaria divulgação de ativos verdes por bancos da UE

01 mar 2021, 8:47 - atualizado em 01 mar 2021, 8:47
Se a regra for adotada, cada banco precisará divulgar quanto do total de seus empréstimos e participações acionárias é “verde”, com base nas definições da União Europeia (Imagem: Unsplash/tobiasweinhold)

Novas regras para divulgar o impacto das operações na mudança climática estão à espera dos maiores bancos da Europa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O “Green Asset Ratio (GAR)”, anunciado pela Autoridade Bancária Europeia (EBA, na sigla em inglês) na segunda-feira, seria uma métrica-chave para mostrar se uma empresa está deslocando o financiamento de combustíveis fósseis para a energia renovável. A proposta enviada à Comissão Europeia se aplicaria a grandes empresas de investimento e bancos, como Deutsche Bank e BNP Paribas.

“Uma simples métrica GAR é absolutamente vital se quisermos entender onde estamos hoje, de uma perspectiva verde, e identificar onde queremos estar”, disse Piers Haben, diretor da EBA.

Se a regra for adotada, cada banco precisará divulgar quanto do total de seus empréstimos e participações acionárias é “verde”, com base nas definições da União Europeia.

Os bancos também precisariam informar a receita de taxas derivada de negócios verdes. Bancos europeus com operações fora da UE precisariam se esforçar ao máximo para dizer o quanto desses negócios está de acordo com os padrões do bloco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mudança faz parte de uma iniciativa da UE para cumprir os objetivos do Acordo de Paris para que o aumento da temperatura global se mantenha abaixo de 2 graus Celsius. Reguladores do bloco têm incorporado metas ambientais com padrões para bancos, gestoras de ativos e seguradoras, com o objetivo de direcionar trilhões de euros para uma economia mais verde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar