CryptoTimes

Protocolo Wonderland remove cofundador e considera encerrar atividades

29 jan 2022, 13:32 - atualizado em 29 jan 2022, 13:32
Wonderland protocolo
Wonderland é um protocolo DeFi com base no blockchain Avalanche (AVAX) (Imagem: Twitter/Wonderland)

A comunidade do protocolo de finanças descentralizadas (DeFi) Wonderland removeu Sifu de seu cargo de gestor do tesouro. A decisão foi tomada dois dias após a revelação de que Sifu é Michael Patryn, o cofundador condenado da falida corretora cripto QuadrigaCX.

Wonderland DAO abriu uma votação para remover Sifu no dia 27 de janeiro, a qual foi aprovada neste sábado (29). Os detentores do token TIME, nativo do protocolo, com 64 mil tokens, participaram da votação. Geralmente, um token representa um voto.

Quase 88% dos detentores de tokens TIME votaram que Sifu deveria ser substituído. 

A revelação de que Sifu é Patryn foi feita na última quinta-feira (27) por um “detetive” cripto, identificado como Zach, no Twitter. Zach publicou sua conversa com Daniele Sestagalli – o outro cofundador do Wonderland – dizendo que Sifu é Patryn.

Nesse dia, Sestagalli disse ao The Block que havia descoberto que Sifu é Patryn havia um mês. Os dois lançaram Wonderland em setembro do ano passado.

Wonderland é um protocolo DeFi com base no blockchain Avalanche (AVAX). É uma bifurcação (“fork”) da OlympusDAO, um protocolo descentralizado de reserva de moeda, que permite que usuários depositem ou vendam tokens ao tesouro da Olympus, em troca de tokens OHM com desconto.

Segundo o site do protocolo Wonderland, o atual balanço do tesouro de moeda é de US$ 735 milhões. 

Sestagalli disse que decidiu não julgar Sifu por seu passado. Sifu/Patryn foi condenado por crimes financeiros e já cumpriu sentença na prisão.

Ele também já se declarou culpado por conspiração à fraude bancária e de cartão de crédito, em 2005, e por roubo, furto e fraude de computador, em 2007. Patryn fundou a QuadrigaCX em 2013 com Gerald Cotten, que faleceu de modo inesperado e misterioso em 2018, após uma viagem à Índia.

A morte de Cotten causou mais de US$ 130 milhões em perdas para 76 mil investidores, visto que foi descoberto que a corretora era amplamente desprovida de ativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são os próximos passos para Wonderland?

Agora que a votação da comunidade do protocolo decidiu remover Sifu como gestor do tesouro de Wonderland, o projeto está realizando outra votação sobre encerrar ou não suas atividades.

“Encerrar as atividades significa dar a cada detentor do token wMEMO [“wrapped wonderful memories token”] os fundos do tesouro aos quais têm direito e declarar o experimento OHM Fork como encerrado”, disse Wonderland, em uma publicação no fórum nessa sexta-feira (28).

“Acreditamos fortemente que isso será o melhor jeito de seguir em frente”.

A nova votação foi aberta hoje e terá duração de 48 horas. Caso a comunidade decida votar contra o encerramento das atividades, a DAO irá identificar uma nova entidade para a qual dará o controle do tesouro.

Porém, visto que essa não é uma tarefa simples, a DAO espera que a comunidade submeta uma contraproposta dentro de cinco dias, recomendando pessoas relevantes que estão dispostas a dar continuidade ao projeto.

No entanto, caso não seja feita nenhuma contraproposta, Wonderland irá desfazer o tesouro. “Não queremos que nada aconteça aos fundos de nossos usuários, e não nos sentiríamos confiantes em delegar todo o tesouro para um substituto sem estrutura”, disse o protocolo.

Wonderland acredita que desfazer o tesouro é a melhor solução. Para isso, o protocolo está deixando uma nova interface de usuário pronta para a comunidade resgatar seus fundos de volta. 

Aparentemente, a comunidade Wonderland quer seus fundos de volta. Até o momento, detentores do token TIME com 53 mil tokens votaram “sim”, e outros com 33 mil tokens votaram “não”.

theblock@moneytimes.com.br