Internacional

Próximo líder da Argentina terá impulso das commodities em 2020

22 jul 2019, 18:35 - atualizado em 22 jul 2019, 18:36
As safras da Argentina podem registrar novos recordes em 2020, aumentando o fluxo de dólares para o país (Imagem: Pixabay)

O próximo presidente da Argentina terá uma tarefa difícil ao fazer ajustes na frágil economia, mas o aumento da produção agrícola e de petróleo pode ajudar.

As safras do país podem registrar novos recordes em 2020, aumentando o fluxo de dólares para o país. Ao mesmo tempo, a maior produção de petróleo em campos de xisto deve impulsionar as exportações do combustível e controlar o déficit comercial de energia.

A perspectiva de crescimento seria boa notícia tanto para o presidente Mauricio Macri, favorito dos investidores, e para o líder da oposição Alberto Fernández, que provavelmente adotaria políticas econômicas mais protecionistas. Os candidatos enfrentam primárias em 11 de agosto, antes da eleição presidencial marcada para outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Produção agrícola

A safra de trigo começa a ser descarregada nos portos no fim do ano. A previsão é de uma produção recorde acima de 20 milhões de toneladas.

No caso do milho, os agricultores ainda não começaram a plantar a próxima safra, mas um rali dos preços e um imposto de exportação que corresponde a apenas um terço da taxa sobre a soja podem resultar em um aumento da área plantada.

A produção poderia atingir um recorde de 51 milhões de toneladas, segundo a Junta Comercial do Rosário. Mais milho reduziria a participação da soja, principal produto agrícola exportado pela Argentina. Ainda assim, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos estima uma supersafra de soja de 53 milhões de toneladas.

As exportações agrícolas, que são cotadas em dólares, são fundamentais para valorizar o peso frágil, que por sua vez ajudaria a controlar a alta inflação. As exportações também são um impulso para a receita fiscal.

Xisto

O crescente setor de xisto da Argentina também melhora as perspectivas para o setor de commodities.

As exportações de combustíveis em 2020 ano devem subir 20%, para US$ 4,7 bilhões, segundo Daniel Gerold, chefe da G&G Energy Consultants, em Buenos Aires. O resultado deve ser puxado pelo aumento da produção de petróleo em Vaca Muerta, onde os esforços da Argentina para replicar o sucesso da Bacia do Permiano nos EUA estão finalmente dando resultados.

A maior produção de petróleo ajudaria a reduzir o déficit comercial de combustíveis, que Gerold estima em US$ 1,3 bilhão este ano. Em 2021, poderia haver um superávit, disse.

Investimento

Atingir o potencial de Vaca Muerta exige bilhões de dólares por ano de investimentos. Mas o aumento dos gastos só terá espaço com a queda do risco país, atualmente perto das máximas, e com a implantação de regras claras e consistentes pelo governo.

Isso, por sua vez, depende de quem vencer as eleições.

“Vaca Muerta pode resolver os problemas de insolvência da Argentina”, disse Ricardo Arriazu, consultor e especialista em petróleo. Mas ele acredita que a produção só irá crescer “se as políticas corretas forem mantidas”

bloomberg@moneytimes.com.br