Internacional

Putin fará primeira viagem ao exterior desde o início da guerra na Ucrânia

26 jun 2022, 15:14 - atualizado em 26 jun 2022, 15:14
(Imagem: Sputnik/Mikhail Metzel/Kremlin via REUTERS)

O presidente russo, Vladimir Putin, visitará dois pequenos ex-Estados soviéticos na Ásia Central nesta semana, informou a televisão estatal russa neste domingo, no que será a primeira viagem conhecida do líder russo ao exterior desde que ordenou a invasão da Ucrânia.

A invasão em 24 de fevereiro já matou milhares de pessoas, deslocou outros milhões e levou a severas sanções financeiras do Ocidente, que Putin diz ser uma razão para construir laços comerciais mais fortes com outras potências como China, Índia e Irã.

Pavel Zarubin, correspondente do Kremlin da TV estatal Rossiya 1, disse que Putin visitará o Tadjiquistão e o Turcomenistão e depois se encontrará com o presidente indonésio, Joko Widodo, para conversas em Moscou.

Em Dushanbe, Putin se encontrará com o presidente tadjique, Imomali Rakhmon, um aliado próximo da Rússia e o governante mais antigo de um ex-Estado soviético. Em Ashkhabad, ele participará de uma cúpula de nações do Cáspio, incluindo os líderes do Azerbaijão, Cazaquistão, Irã e Turcomenistão, disse Zarubin.

A última viagem conhecida de Putin fora da Rússia foi uma visita a Pequim no início de fevereiro, onde ele e o presidente chinês, Xi Jinping, revelaram um tratado de amizade “sem limites” horas antes de ambos comparecerem à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.