Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Qual é a chance da Sabesp ser privatizada?

Bruno Andrade
23/08/2021 - 17:10
Sabesp
Maia quer privatizar a empresa até o final de 2022, mas Doria disse que isso aconteceria no longo prazo (Imagem: Instagram/ Sabesp)

As declarações do novo secretário de Projetos e Ações Estratégicas de São Paulo, o deputado federal Rodrigo Maia (sem partido-RJ), sobre a privatização da Sabesp (SBSP3) mexeram com o mercado nesta última sexta-feira (20).

Maia falou sobre suas principais metas em seu novo cargo, incluindo a privatização da companhia de saneamento paulista.

“Acho que é uma coisa simbólica organizar a privatização, a concessão, deixar isso organizado até o final da minha gestão”, explicou Maia ao ser questionado sobre quais serão as prioridades dele à frente da pasta.

Mas, as afirmações foram colocadas em xeque após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), comentar que a Sabesp será preparada para ser privatizada nos próximos anos e que o governo não realizará nada de forma precipitada.

Para a Genial Investimentos, Rodrigo Maia é um aliado fundamental para o governo tucano, tendo em vista seu alto poder de articulação, como na reforma previdência em 2019, principal nome para a aprovação da proposta.

“Acreditamos no seu nome como um agente interessante para o destravamento de pautas complexas”, disse Vitor Sousa ao assinar o relatório da corretora.

Além disso, o especialista do setor financeiro relatou que a venda da companhia pode acontecer após as eleições de 2022, tendo em vista que Doria é presidenciável e um não envolvimento do candidato em qualquer tema polêmico pode diminuir as chances de perda de votos.

João Doria
Doria é presidenciável e um não envolvimento do candidato em qualquer tema polêmico pode diminuir as chances de perda de votos (Imagem: Facebook/ João Doria)

“Independente da materialização ou não da privatização da empresa, avanços na construção do projeto pode ser herdado pelo próximo governador do estado de São Paulo”, comentou Sousa.

Segundo a Genial, a probabilidade do futuro residente do Palácio dos Bandeirantes dar continuidade ao projeto de Doria e Maia é extremamente alta, pois Geraldo Alckmin é favorito para vencer as eleições para governador em 2022.

“Não achamos que o nome do Alckmin seja ruim para o case de privatização – vale mencionar que com a aprovação do Novo Marco do Saneamento Básico os ativos de saneamento tendem a negociar a níveis muito superiores em relação à anos passados, o que pode fazer com que o interesse pela privatização da empresa seja levada adiante”, disse a corretora.

Geraldo Alckmin
“Não achamos que o nome do Alckmin seja ruim para o case de privatização”, disse a corretora (Imagem: Sebastião Moreira/EFE)

Como ficam as ações da companhia?

De acordo com Sousa, os papéis da Sabesp já possuem um potencial de alta de 10%, mas com a privatização as ações podem disparar até 58,5%. Um os fatores para esse upside é o valuation deprimido.

“Na realidade, vemos todas as empresas de saneamento negociando com valuations deprimidos, um dos motivos para isso são possíveis frustrações prévias de privatização (como nos cases da Sabesp e Copasa)”, afirmou o analista.

Sendo assim, a corretora possui recomendação de compra para a empresa de São Paulo com preço-alvo de R$ 58.

Última atualização por Bruno Andrade - 23/08/2021 - 17:10

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web