Agronegócio

Quaresma magra faz psicultura pedir auxílio para evitar naufrágio

30 mar 2020, 14:10 - atualizado em 30 mar 2020, 14:10
Peixes-agronegócio
Psicultura pede ajuda para compensar perdas com queda das vendas (Imagem: Bloomberg)

O período da quaresma marca o consumo de peixes e pescados que os produtores não o esquecem no resto ano. Em 2020 também será marcante, mas pelo prejuízo que a pandemia da covid-19 deixará.

A Peixe BR, que representa a cadeia no Brasil, e mais nove associações estaduais, querem que o governo ajude a mitigar as perdas. No período pós-Carnaval e com pico na Semana Santa, as vendas crescem até 40%, informa a Peixe BR.

As lideranças se manifestaram em documento ao governo federal, reforçando a “urgência de medidas” econômicas a favor da psicultura. São duas.

Uma é a liberação de recursos para custeio da piscicultura sem a necessidade do licenciamento ambiental para manutenção dos peixes nos viveiros enquanto o mercado não se normalizar.

A segunda, de acordo com a nota da Peixe BR, é a suspensão imediata do PIS/COFINS da ração para amenizar as perdas.

“A alimentação representa entre 60% e 70% dos custos de produção e, portanto, pesa muito sobre o resultado econômico dos empreendimentos de peixes de cultivo”, acrescenta a entidade.

 

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.