BusinessTimes

Que tal trabalhar quatro dias por semana? Experimento chega ao Brasil em junho deste ano

12 maio 2023, 11:38 - atualizado em 12 maio 2023, 11:38
Folga Trabalho
Trabalhar quatro dias por semana pode se tornar realidade. (Imagem: Pixabay/StockSnap )

Trabalhar quatro dias por semana é o desejo de muitos. Agora, esse desejo pode se tornar realidade. O Brasil fará parte de um experimento sobre o impacto da jornada de trabalho semanal de quatro dias.

A ação será comandada pela 4 Day Week, organização sem fins lucrativos, o Boston College e a brasileira Reconnect Happiness at Work. O experimento acontecerá entre junho e dezembro de 2023.

Nos meses de junho e julho, a Reconnet irá fornecer informações detalhadas sobre o programa, para as empresas que demonstrarem interesse em participar do experimento. As inscrições iniciam em agosto e as companhias começaram a ser preparadas para aderir ao novo modelo em setembro.

Como funciona?

Para manifestar o interesse em aderir ao programa não há pré-requisitos. Empresas de todos os tamanhos e setores podem participar.  Basta responder ao formulário disponibilizado no site de 4 Day Week. No entanto, haverá um custo para participar do estudo, que ainda não foi definido.

  • Entre para o Telegram do Money Times!Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Indicadores como estresse, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros, ente outros fatores, serão avaliados ao final do estudo. O piloto da jornada de quatro dias busca que, com menos tempo de trabalho, as empresas obtenham os mesmos resultados em produtividade e diversos outros ganhos.

Renata Rivetti, fundadora da Reconnect Happiness at Work, empresa especializada em felicidade corporativa e liderança positiva, indica que o experimento será um grande passo para revolucionar o mercado de trabalho.

“Eu acredito que vamos dar um passo importantíssimo, possibilitando mudanças na forma de atuação, de forma mais produtiva e mais saudável”, explica Rivetti.

A executiva explica que a jornada de trabalho de quatro dias tem o foco principal no aumento da produtividade. “Não é tirar um dia da semana, mas redesenhar a forma de atuar, fazendo uma melhor gestão de tempo, automatizando processos, delegando e, principalmente, revendo prioridades”, afirma.

Para inglês ver

No Reino Unido, o estudo já foi realizado com 61 empresas, para testar a produtividade com uma jornada de trabalho de quatro dias semanais. O resultado apontou que, mesmo com um dia a menos, as empresas mantiveram a produtividade dos colaboradores. Em alguns casos, atingiu melhores resultados quando comparados à jornada de cinco dias.

Após o teste, 92% das empresas que participaram decidiram manter o novo modelo de trabalho. Durante o período experimental, de seis meses, o estresse e o esgotamento dos funcionários diminuíram em 71%.

Para as empresas, o resultado também foi positivo. A receita permaneceu amplamente a mesma, subindo 1,4%, em média. Além disso, houve um declínio de 57% na probabilidade de um funcionário pedir demissão.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar