AgroTimes

Quebra nas exportações de milho já sacramentada em até 15 milhões de toneladas em 2021

08 set 2021, 9:46 - atualizado em 08 set 2021, 9:52
Milho
Menos milho brasileiro para os mercados externos em 2021 é o cenário já praticamente consolidado (Imagem: Pixabay/sspiehs3)

O Brasil não deve alcançar exportações de 20 milhões de toneladas de milho em 2021. Se comprovadas, ficarão entre 14 e 15 milhões de toneladas a menos que em 2020.

A combinação de preços brasileiros muito elevados e uma boa substituição do cereal por outras matérias-primas nas rações dos grandes mercados compradores, como a China, cortaram o apetite internacional.

Essas duas pontas, analisadas pelo consultor Vlamir Brandalizze, já se evidenciaram nos embarques acumulados de janeiro até o dia 3 de setembro, com mais de 5 milhões/t de redução dos embarques.

Foram 10,8 milhões/t contra 15,2 milhões/t.

Tem demanda interna nos portos pagando somente R$ 82 nos portos, o mesmo preço do milho dos Estados Unidos – que ganha no custo da logística, inclusive -, em paralelo a um cenário de quebra da safrinha brasileira 20/21 em até 20 milhões de toneladas.

Os grandes mercados de proteína animal passaram também a usar outras culturas em substituição a um milho escasso e caro, como se viu desde o segundo semestre de 2020.

A China, principalmente, balanceou com muito trigo e arroz a comida dos plantéis, especialmente de suínos.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar