Comprar ou vender?

Queda dos juros empurra Ibovespa para os 130 mil pontos, diz XP

01 set 2022, 14:56 - atualizado em 01 set 2022, 14:56
Ibovespa, Ações, Mercados, B3
Para a XP, o Ibovespa ainda tem espaço para subir neste ano (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

A XP Investimentos atualizou o preço-alvo do Ibovespa (IBOV) de 120.000 para 130.000 pontos para o final de 2022, conforme divulgado nesta quarta-feira (1).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal motivo apontado para a revisão foi a queda nos juros reais e nominais de longo prazo, que caíram entre 1,0 a 1,5 pontos percentuais no mês de agosto.

A corretora destaca que o valor justo para o Ibovespa é calculado a partir da média de três metodologias, sendo elas  um modelo de Fluxo de Caixa Descontado, que atualmente assume um Custo Médio Ponderado de Capital (WACC) de 11,6%, um modelo Preço/Lucro alvo, que assume um múltiplo de 8x, ainda abaixo da média histórica de 11x, e o modelo de EV/Ebtida de 5,2x, também abaixo da média histórica de 6,5x.

A XP aponta ainda que, para ver um potencial maior no valor justo do Ibovespa, é preciso de:

  • estimativas de lucros de consenso subindo mais; e/ou
  • expansão de múltiplos, que poderia vir de uma continuação do forte fluxo de capital externo, bem como uma redução nos juros de longo prazo locais.

“Nós continuamos enxergando a Bolsa brasileira como atrativa, negociando em um Preço/Lucro de 6,2x, 44% de desconto em relação à média histórica.”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar