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Quem faz parte da Creator Economy e como influenciam a Economia Criativa?

24 mar 2023, 9:44 - atualizado em 24 mar 2023, 9:44
Creator Economy
Algumas pessoas o fazem somente por hobby, mas é interessante avaliar formas de monetizar o conteúdo criado para incentivar ampliar a dedicação de tempo na produção (Imagem: Unsplash/Árpád Czapp)

A economia criativa está em constante evolução, e a produção de conteúdo tem sido uma carreira viável nessa área. Os “Criadores de Conteúdo” são exemplos desse mercado bilionário em plena expansão. Esse mercado, composto por diversos agentes, desde influenciadores até desenvolvedores de jogos,  responsável por mudar a forma como consumimos e produzimos conteúdo, é chamado de Creator Economy.

Neste artigo vamos explorar quem são as pessoas que fazem parte da Creator Economy e como elas têm transformado o mercado. Além disso, vamos utilizar o caso de sucesso da influenciadora digital Bianca Andrade, a Boca Rosa, para mostrar como os criadores de conteúdo estão transformando o mercado e como você também pode fazer parte desse grupo de sucesso.

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Quem faz parte da Creator Economy?

Esta economia é composta por uma ampla gama de pessoas e profissionais que ganham a vida criando e distribuindo conteúdo online. Algumas pessoas o fazem somente por hobby, mas é interessante avaliar formas de monetizar o conteúdo criado para incentivar ampliar a dedicação de tempo na produção.

Mas afinal, quem faz parte desta economia?

Aqui estão alguns dos principais grupos que fazem parte da Creator Economy:

  • Influenciadores de Mídia Social – pessoas que têm uma grande presença nas redes sociais, tais como como Instagram, TikTok e Twitter, e que usam a plataforma para promover produtos, serviços e ideias para seus seguidores;
  • YouTubers – criadores de conteúdo de vídeo que publicam regularmente vídeos, geralmente com o objetivo de entreter, educar ou informar seu público;
  • Podcasters – criadores de conteúdo que produzem programas de áudio sobre uma ampla variedade de tópicos, geralmente com o objetivo de informar, entreter ou educar seu público;
  • Criadores de Conteúdo Escrito – escritores e autores que criam e distribuem conteúdo online, geralmente através de blogs, sites de notícias e outras plataformas. Podem produzir também eBooks, livros, newsletters ou artigos;
  • Fotógrafos e videomakers – profissionais de fotografia e vídeo que criam e distribuem conteúdo visual online, muitas vezes através de plataformas como Instagram, YouTube e Pinterest;
  • Artistas digitais – criadores de arte que usam tecnologias digitais para criar e distribuir suas obras, muitas vezes vendendo suas peças através de lojas online e mercados de arte digital; 
  • Produtores de música – criadores que produzem, gravam e distribuem música online, muitas vezes vendendo suas faixas em plataformas como Spotify, Apple Music entre outras;
  • Educadores – especialistas em diversos campos que criam cursos e programas de treinamento online, muitas vezes hospedados em plataformas como Udemy ou plataformas de cursos online;
  • Desenvolvedores de Apps ou jogos – criadores que projetam e desenvolvem aplicativos para smartphones e tablets, muitas vezes vendendo seus aplicativos na App Store e no Google Play.

Esta lista não é exaustiva, mas dá uma boa visão sobre as pessoas que estão produzindo conteúdo e que estão influenciando o mercado.

Como os criadores estão influenciando a Creator Economy?

Consumidores são atraídos por muitos fatores ao escolher produtos ou serviços, e é interessante observar quem ou o que os influencia a fazer essas escolhas. Aqui entra o papel fundamental dos criadores de conteúdo, conhecido por creators: produzir conteúdo relevante para um público-alvo e transformá-lo em um negócio muito lucrativo e escalável.

Atualmente, é possível para uma pessoa desconhecida se tornar famosa rapidamente, mas produzir conteúdo autêntico e natural é fundamental para engajar-se com seguidores e trabalhar com grandes marcas. 

Quando falamos de marcas, o público está cada vez mais presente e interativo nas redes sociais

Hoje em dia, uma pessoa desconhecida pode se tornar famosa rapidamente, mas a autenticidade e a naturalidade do conteúdo são fundamentais para engajar seguidores e colaborar com grandes marcas.

As redes sociais têm proporcionado um ambiente onde o público pode interagir e participar mais ativamente, foi nesse meio altamente conectado que nasceu a história da grande Creator empresária, A Boca Rosa.

Vamos analisar seu case de muito sucesso:

Aos 16 anos, Bianca Andrade criou despretenciosamente um blog sobre maquiagem, moda e beleza, destacando-se por dicas alternativas de produtos populares.

No final do ano seguinte,  em 2011, ela iniciou a gravação de vídeos no YouTube e rapidamente cresceu em popularidade. Com isso, lançou sua primeira linha de esmaltes em parceria com a marca Studio 35 e, em seguida, lançou um livro, fez mais parcerias e novos lançamentos de produtos.

Esses passos consolidaram Bianca como uma das maiores influenciadoras do Brasil e um império de beleza chamado Boca Rosa Beauty, que inclui batons, sombras, iluminadores, pincéis e outros produtos de maquiagem.

Seguem alguns dados impressionantes do crescimento do case da Boca Rosa:

  • Com mais de 410 milhões de visualizações em seus vídeos (em Fevereiro de 2023), Bianca Andrade é uma das maiores criadoras de conteúdo do Brasil;
  • A marca Boca Rosa Beauty foi fundada em 2018 e já possui mais de 1,6 milhão de seguidores somente no Instagram;
  • A marca possui uma ampla linha de produtos de beleza, incluindo batons líquidos, paletas de sombras, iluminadores, pincéis, entre outros;
  • Em 2022, a marca Boca Rosa Beauty gerou um faturamento de mais de R$ 150 milhões;
  • A marca fez parcerias com outras grandes marcas, como a Avon e a Seda, e é considerada uma das principais marcas de beleza da Creator Economy no Brasil.
  • Em setembro de 2022 a Boca Rosa fez o lançamento da linha PINK, que é a primeira linha de maquiagem do Brasil inspirada no Metaverso e com uma experiência inovadora de compra na Web3. Uma experiência imersiva onde você pode criar o seu próprio avatar para interagir com a @iampink na Pink Town enquanto compra, sendo que os produtos são enviados direto para a casa dos compradores. 

Estes dados nos mostram uma tendência muito forte para os próximos anos: o relacionamento com o público fica mais próximo por meio dos Creators.

Enquanto as marcas tradicionais costumam utilizar estratégias mais genéricas e impessoais de marketing e publicidade, os criadores de conteúdo se conectam diretamente com seu público por meio de plataformas digitais, gerando um relacionamento mais próximo e autêntico.

Evolução da Creator Economy

A Creator Economy está ganhando notoriedade e está em constante evolução, composta por uma ampla gama de pessoas e profissionais que ganham a vida criando e distribuindo conteúdo online. 

Os criadores de conteúdo estão influenciando cada vez mais não só a economia criativa mas toda a economia, transformando a forma como consumimos e produzimos conteúdo. Eles são capazes de produzir conteúdo autêntico e natural, fundamental para engajar-se com seguidores e trabalhar com grandes marcas. 

Bianca Andrade, a Boca Rosa, é um caso de sucesso que ilustra a relevância dos criadores de conteúdo, uma vez que se consolidou como uma das maiores influenciadoras do Brasil e gerou um faturamento de mais de R$ 150 milhões em 2022 com sua marca Boca Rosa Beauty. A tendência para os próximos anos é que o relacionamento com o público fique mais próximo por meio dos Creators.

Creator: Agora é Sua Vez!

Se você já está produzindo conteúdo ou gostaria de entrar para a Creator Economy, faça parte de um ecossistema de investimentos idealizado para apoiar a próxima geração de Creators: a COBOGO.

Através da Cobogo, Creators podem não só se divulgar como empresas, mas se y,capacitar e conectar à nova realidade do mercado, onde Creators são capazes de captar investimentos e lançar suas próprias marcas pessoais.

Se você quer entender como profissionalizar seu conteúdo, faça parte da nossa comunidade de Creators no WhatsApp.

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Co-founder e CEO da Cobogo
Referência no mercado de crypto no Brasil. Giovana Simão foi eleita pela Forbes entre as 5 mulheres mais empreendedoras do mercado Web3 no Brasil. Atualmente é co-founder e CEO da Cobogo (https://www.cobogo.io/pt), um ecossistema de investimento em Creators. Tem se dedicado diariamente a estudar e falar sobre Creator Economy, sendo uma de suas principais teses para o próximo ciclo do mercado.
Referência no mercado de crypto no Brasil. Giovana Simão foi eleita pela Forbes entre as 5 mulheres mais empreendedoras do mercado Web3 no Brasil. Atualmente é co-founder e CEO da Cobogo (https://www.cobogo.io/pt), um ecossistema de investimento em Creators. Tem se dedicado diariamente a estudar e falar sobre Creator Economy, sendo uma de suas principais teses para o próximo ciclo do mercado.
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