Carreiras

Quer ir para o Canadá? País busca profissionais deste setor e não exige visto de trabalho; confira

25 jul 2023, 9:44 - atualizado em 25 jul 2023, 9:44
Canadá
Para se mudar para o Canadá por até seis meses, um nômade digital só precisa do status de visitante (Imagem: Unsplash/Hermes Rivera)

O Canadá enfrenta uma escassez de mão de obra nas principais ocupações de tecnologia. Com isso, os programas de imigração, oferecidos pelo IRCC (Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá) passam por mudanças.

Entre elas, a Tech Talent Strategy (Estratégia de Talentos Tecnológicos, na tradução literal), busca promover o Canadá como destino para os nômades digitais – profissionais que podem trabalhar de qualquer lugar.

Os profissionais poderão morar no país por até 6 meses sem precisar do visto de trabalho, enquanto trabalham remotamente para um empregador estrangeiro, de acordo com as regras atuais de imigração canadense.

O Canadá espera que parte destes trabalhadores decidam buscar oportunidades com empregadores locais. Com isso, os nômades digitais podem solicitar uma autorização de trabalho temporária ou até uma residência permanente.

Nos próximos meses, o IRCC colaborará com parceiros públicos e privados para avaliar se serão desejáveis políticas adicionais para atrair nômades digitais para o país.

Até o fim do ano, o Canadá planeja lançar ainda um novo fluxo de inovação no programa de mobilidade internacional. O IRCC criará uma isenção no processo de avaliação, com o objetivo de ajudar os empregadores.

Canadá: como funciona?

Os que ficaram interessados no programa deverão solicitar um visto temporário, de visitante. O visto tem uma tarifa que parte de CAD$ 100, com o tempo de processamento variando de acordo com cada país.

Para conseguir entrar no Canadá, também existem alguns critérios que precisaram ser comprovados por documentos. Entre eles:

  • ter dinheiro para custear a estadia no país;
  • documento de viagem válido;
  • estar em boa saúde;
  • não tem condenações criminais ou relacionadas à imigração.

Para ver todas as exigências, clique no link.

O profissional também irá precisar enviar suas impressões digitais e dados biométricos, que pedem uma taxa de CAD$ 85 para o candidato individual.

Em relação ao passaporte ou documento de viagem, ele só será considerado válido se for jurídico, não tiver expirado e for aceito pelo IRCC.

Inscrição

Depois de ter em mãos os documentos que provem atender os critérios para ter um visto de visitante, a primeira etapa para a inscrição é criar uma conta no IRCC. Podem se inscrever todos que querem ir ao país para viajar, estudar, trabalhar ou imigrar.

Feito isso, a segunda etapa é carregar os documentos e pagar as taxas. A terceira etapa é o fornecimento das impressões digitas e da biometria. Depois disso, é só esperar.

A inscrição será analisada e, caso esteja incompleta, será devolvida sem ser processada. Se for aprovada, será solicitado o envio do passaporte. Depois do envio, é preciso separar os documentos enviados antes e apresentar ao oficial de serviços de fronteira, ao chegar no Canadá.

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.