Finanças Pessoais

R.I.P.: Operações de DOC e TEC chegam ao fim nesta quinta-feira (29)

28 fev 2024, 11:20 - atualizado em 28 fev 2024, 11:20
fim do doc e tec
Transações foram substituídas pelo Pix, pagamento instantâneo e gratuito (Imagem: Canva Pro)

Em meio ao avanço das funcionalidades do Pix, um pagamento gratuito e instantâneo, as transações bancárias DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito) chegam ao fim. A partir desta quinta-feira (29), após quase quatro décadas de utilização, as operações serão descontinuadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 15 de janeiro, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já havia anunciado oficialmente o fim das operações. Esta quinta será a data limite para a efetivação de algum pagamento pendente por meio deste tipo de transação.

“Com o surgimento do Pix e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto o TED quando o DOC, deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito e instantâneo”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Apesar da notícia, o seu fim foi premeditado em números absolutos. De acordo com dados recentemente divulgados pelo Banco Central, o DOC representou apenas 0,03% do processamento do Pix em novembro de 2023.

Para se ter uma ideia, em número de transações, o DOC ficou inclusive atrás dos cheques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O DOC, com seu modelo datado, enfrentava limitações em comparação com a inovação disruptiva do Pix em 2020. A eficiência do Pix tornou-se superior em todos os aspectos, marcando uma evolução crucial no Sistema Financeiro Nacional”, explica Danilo Porto, sócio da QI Tech.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar