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Azul (AZUL4), Magazine Luiza (MGLU3) e outros destaques desta sexta (01)

01 nov 2024, 9:28 - atualizado em 01 nov 2024, 9:28
Azul
A Azul e o Magazine Luiza estão entre os destaques corporativos desta sexta-feira (01) (Imagem: iStock/Matheus Obst)

O rebaixamento nas notas de crédito da Azul (AZUL4) e a estreia do Magazine Luiza (MGLU3) no setor logístico são alguns dos destaques corporativos desta sexta-feira (01).

Confira os destaques corporativos

Azul (AZUL4): S&P e Fitch cortam nota de crédito da aérea para CC

Azul (AZUL4) informou ao mercado, na noite de quinta-feira (31), que as agências classificadoras de risco S&P Global e a Fitch rebaixaram a nota de crédito da aérea para CC, ante CCC+ e CCC, respectivamente.

No caso da S&P, o rebaixamento ocorreu na última quarta-feira (30), incluindo ainda rebaixamento da classificação nacional para brCC de brBB-, após o anúncio de acordo com credores, anunciado pela companhia em 28 de outubro.

Na tentativa de fortalecer as finanças da empresa, a aérea informou aos investidores e ao mercado que celebrou um acordo com seus atuais detentores de dívida para um acréscimo de US$ 500 milhões em recursos – o que seria aproximadamente R$ 2,5 bilhões.

Além de ter rebaixado a classificação para os IDRs (Ratings de Inadimplência do Emissor), a Fitch rebaixou a classificação em escala nacional para ‘CC(bra)’ de ‘CCC(bra)’.

Conforme o documento, os rebaixamentos seguem os acordos de refinanciamento mais amplos da Azul, que incluem seus principais credores e fornecedores, e provavelmente resultarão em uma oferta de troca e solicitações de consentimento para suas notas existentes de 2028, 2029 e 2030.

“De acordo com seus critérios, a Fitch considera isso uma troca de dívida em dificuldades (DDE). O acordo é avaliado para evitar um default”.

Magazine Luiza (MGLU3) estreia no setor logístico com criação do Magalog

Grupo Magalu (MGLU3) fez sua estreia no setor logístico, com o anúncio da criação do Magalog, operador logístico formado a partir de ativos próprios e frutos de aquisições.

A nova empresa “nasce” com faturamento de mais de R$ 3 bilhões, 21 centros de distribuição e 70 clientes, incluindo o próprio Magazine Luiza, Netshoes, KaBuM!, Centauro, além de varejistas de moda como Soma, Zara e Dafiti.

A operadora logística oferecerá quatro serviços principais: armazenagem e “fulfillment”; entregas ultrarrápidas (em até duas horas ou no mesmo dia); entregas rápidas leves, até 30 kg; e entregas rápidas pesadas, acima de 30 kg.

CCR (CCRO3) paga R$ 304,4 milhões em dividendos e registra alta de 11,7% no lucro do 3º tri

A CCR (CCRO3) teve lucro líquido ajustado de R$ 560 milhões no terceiro trimestre, alta de 11,7% sobre um ano antes, em um resultado perto do esperado pelo mercado e apoiado em parte por avanço da receita.

A companhia teve um resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 2,19 bilhões, crescimento de 3,2% na comparação anual.

Analistas, em média, esperavam lucro líquido de R$ 495,5 milhões, com Ebitda de R$ 2,3 bilhões, segundo dados compilados pela Lseg.

O resultado saiu um dia depois da companhia vencer o leilão de concessão da Rota Sorocabana, um conjunto de 460 quilômetros de rodovias estaduais no oeste de São Paulo, que prevê investimentos de R$ 8,8 bilhões.

A companhia registrou crescimento de demanda no trimestre passado em suas três plataformas de serviço — rodovias, mobilidade urbana, aeroportos.

Com isso, de julho ao final de setembro, a CCR teve receita líquida ajustada de R$ 3,78 bilhões, crescimento de 10,7% sobre o terceiro trimestre de 2023. A expectativa média de analistas indicava faturamento de R$ 4,4 bilhões no período para a CCR.

Ainda, a companhia efetuará o pagamento de dividendos no valor total de R$ 304,4 milhões em 29 de novembro. O valor corresponde a R$ 0,15118052193 por ação ordinária em circulação.

Segundo a empresa, o direito ao recebimento dos dividendos será garantido a todos os acionistas com ações ordinárias da companhia na data-base de 5 de novembro de 2024. Os créditos estarão disponíveis no dia 29 de novembro de 2024, conforme o domicílio bancário informado ao Itaú Unibanco

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Carrefour Brasil (CRFB3) supera as expectativas dos analistas no 3T24

Carrefour Brasil (CRFB3) teve lucro líquido de R$ 221 milhões no terceiro trimestre de 2024 (3T24), crescimento de 67,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Em termos ajustados, o lucro líquido da companhia somou R$ 412 milhões entre julho a setembro, salto de 94,6% na comparação com o ano passado.

Analistas, em média, esperavam lucro de R$ 181,4 milhões no trimestre para a unidade brasileira do Carrefour, de acordo com dados compilados pela LSEG.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado subiu 5% no comparativo anual, para R$ 1,54 bilhão, contra expectativa média de analistas de R$ 1,47 bilhão, com margem Ebitda ajustada estável em 5,7%.

Eztec (EZTC3) triplica lucro e tem resultado acima do esperado no 3º tri

A Eztec (EZTC3) mais que triplicou o lucro líquido do terceiro trimestre em relação à mesma etapa do ano passado, ajudada por receita trimestral recorde.

A companhia teve lucro de líquido de R$ 132,6 milhões, salto de 239% em comparação com o ganho dos meses de julho a setembro de 2023, com a margem líquida 12,2 pontos percentuais acima do patamar de um ano antes, a 27,7%.

A incorporadora com foco em alto padrão afirmou em relatório de resultados que sua receita líquida subiu 90% ano a ano, para R$ 479 milhões, o maior valor registrado pela empresa em um único trimestre, desconsiderando efeitos não recorrentes.

Analistas, em média, projetavam para a construtora lucro líquido de R$ 88,8 milhões e receita de R$ 419,3 milhões, conforme dados compilados pela LSEG.

A empresa já havia divulgado mais cedo este mês os dados operacionais do trimestre, com o lançamento dos projetos Lindenberg Alto das Nações, na zona sul da capital paulista, e Dot.230, na zona oeste da cidade, que somaram um valor geral de vendas (VGV) lançado de R$ 694 milhões.

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*Com informações da Reuters 

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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