Raízen (RAIZ4): Moody’s rebaixa classificação e perspectiva para companhia
A Raízen (RAIZ4) teve seu rating corporativo rebaixado pela agência de classificação de risco Moody’s Local Brasil de ‘AAA.Br’ para ‘CCC+.Br’, e com perspectiva alterada de ‘negativa’ para ‘em revisão para rebaixamento’.
O rebaixamento do Rating Corporativo (CFR) da Raízen para CCC+.br, de AAA.br, reflete a recente contratação de assessores financeiros e legais para auxiliar a companhia na elaboração de um diagnóstico de opções voltadas ao fortalecimento de sua posição de liquidez e à otimização de sua estrutura de capital.
“O patamar atual da classificação reflete nossa visão de que a qualidade de crédito da Raízen é muito fraca em relação a outras entidades nacionais e provavelmente está em, ou perto de default, normalmente com perspectivas de recuperação moderadas”, disseram em relatório.
Na segunda-feira (9), a companhia confirmou que selecionou a Rothschild & Co como assessora financeira, bem como os escritórios Pinheiro Neto Advogados e Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP como assessores legais.
No mesmo dia, a S&P Global Ratings rebaixou o rating da Raízen, de ‘BBB-’ para ‘CCC+’ e colocou a companhia em observação de crédito negativa, citando o aumento dos riscos de uma reestruturação da dívida que a agência considera equivalente a default.
E a Fitch Ratings rebaixou novamente o rating da Raízen, horas após já ter cortado a nota da companhia, levando as classificações para a faixa de alto risco (‘CCC’).