Raízen (RAIZ4) seleciona assessores financeiro e legais; Moody’s também rebaixa rating
A produtora de açúcar e etanol Raízen (RAIZ4) selecionou a Rothschild & Co como assessora financeira, bem como os escritórios Pinheiro Neto Advogados e Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP como assessores legais, segundo fato relevante divulgado nesta segunda-feira (9).
“Os referidos assessores, em conjunto com a administração da Companhia, iniciaram a avaliação de alternativas econômico-financeiras preliminares, em caráter exploratório, em linha com as melhores práticas de governança e de mercado”, disse a Raízem no fato relevante.
- SAIBA MAIS: Investir com inteligência começa com boa informação: Veja as recomendações do BTG Pactual liberadas gratuitamente pelo Money Times
“Tais avaliações não implicam, até o momento, na celebração de compromisso vinculante relacionado a eventual transação ou operação específica”, acrescentou.
Mais cedo, a Reuters havia antecipado que os escritórios Pinheiro Neto e Cleary Gottlieb haviam sido selecionados pela empresa, segundo fontes, para fortalecer sua liquidez.
O anúncio no fim do dia vem após a empresa ter tido suas notas de crédito rebaixadas por duas das empresas empresas de rating. No final do dia, a Raízen anunciou ainda que a Moody’s também rebaixou seu rating, de Ba1 para Caa1, com perspectivas negativas.
A S&P Global Ratings rebaixou o rating da Raízen, de ‘BBB-’ para ‘CCC+’ e colocou a companhia em observação de crédito negativa, citando o aumento dos riscos de uma reestruturação da dívida que a agência considera equivalente a default.
Já a Fitch Ratings rebaixou o rating da Raízen duas vezes nesta segunda-feira (9), levando as classificações para a faixa de alto risco (‘CCC’). Segundo a Fitch, as reduções seguidas no mesmo dia foram ocasionadas justamente pela informação de contratação de assessores financeiros para conduzir uma avaliação de alternativas estratégicas.