Tecnologia

Realidade aumentada é a nova aposta da Apple para atrair assinantes ao TV+

30 ago 2020, 10:01 - atualizado em 26 ago 2020, 12:41
Apple TV
O recurso de realidade aumentada deve estrear no próximo ano, antes do lançamento do headset da Apple em 2022, que será voltado para realidade aumentada e realidade virtual (Imagem: Unsplash/@northwoodn)

A Apple planeja adicionar conteúdo de realidade aumentada ao serviço de streaming de vídeo Apple TV+, buscando novas maneiras de atrair e reter assinantes e impulsionar o interesse nessa tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o novo recurso, elementos de um programa, como personagens ou objetos, seriam exibidos no smartphone ou tablet do usuário e integrados ao ambiente, de acordo com pessoas familiarizado com o projeto.

Por exemplo, um espectador da cena de caminhada na lua na série “For All Mankind”, disponibilizada pela Apple, poderia visualizar o veículo lunar virtual na tela de seu dispositivo, aparentemente empoleirado na mesa de centro da sala de estar. A opção serviria como bônus — da mesma forma que os comentários do diretor ou trailer que acompanha o download de um filme — e seria acessada a partir do aplicativo Apple TV no iPhone ou iPad.

O recurso de realidade aumentada deve estrear no próximo ano, antes do lançamento do headset da Apple em 2022, que será voltado para realidade aumentada e realidade virtual, informaram as fontes, que pediram anonimato porque não têm autorização para discutir o plano publicamente. O lançamento do recurso do serviço TV+ estava programado para este ano, mas os efeitos da pandemia do coronavírus sobre o desenvolvimento de software e sobre a produção cinematográfica impediram esse objetivo.

A Apple ainda pode decidir descartar o plano, segundo as fontes. Um porta-voz da companhia não quis comentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conteúdo na forma de bônus tem sido uma das várias táticas da Apple para valorizar o serviço TV+ e reter assinantes. A Apple se prepara para lançar podcasts relacionados a programas do TV+, segundo reportagem já publicada pela Bloomberg.

A empresa também está criando pacotes de assinatura chamados Apple One, que incluirão o TV+ junto com acesso com desconto a outros serviços, como Apple Music e Apple Arcade. Na semana passada, a Apple estreou o primeiro pacote de vídeo do TV+, oferecendo aos assinantes desconto para acessar os serviços CBS All Access e Showtime.

Apple
Embora o crescimento da receita com assinaturas seja uma estratégia importante para a Apple no momento, a realidade aumentada é fundamental para os dispositivos que a empresa lançará no futuro (Imagem: Unsplash/@bormot)

A gigante sediada em Cupertino, Califórnia, lançou o TV+ no ano passado nos EUA cobrando US$ 4,99 mensais, mas muitos clientes ainda estão aproveitando os 12 meses de serviço grátis oferecido com a compra de produto Apple. O prazo das primeiras contas experimentais termina apenas algumas semanas após a estreia dos próximos iPhones, em outubro. A empresa considera manter a oferta de acesso gratuito para atrair novos assinantes, mas durante um prazo reduzido, disseram as fontes.

Embora o crescimento da receita com assinaturas seja uma estratégia importante para a Apple no momento, a realidade aumentada é fundamental para os dispositivos que a empresa lançará no futuro. Alguns dos próximos iPhones incluirão scanners Lidar 3-D, incluídos no último iPad Pro, que aceleram o carregamento de aplicativos de realidade aumentada e dão noção melhor do ambiente, segundo informações passadas por pessoas com conhecimento dos equipamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Apple se prepara para lançar em 2022 um headset que mistura realidade aumentada e virtual, com foco em jogos, vídeos e reuniões virtuais, segundo reportagem anterior da Bloomberg. Óculos para realidade aumentada devem ser vendidos já em 2023.

O recurso de realidade aumentada do serviço TV+ daria à Apple mais conteúdo para exibir em dispositivos lançados no futuro. Atualmente, os únicos recursos de realidade aumentada para consumidores disponíveis para iPhone são o aplicativo Measure e os Animojis. Fora isso, a empresa depende de terceirizados para desenvolver ferramentas de realidade aumentada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar