Receita Federal desmente fake news sobre cobrança de aluguel de adultos que moram com os pais

A Receita Federal precisou vir a público neste domingo (21) para desmentir uma notícia falsa que circulava nas redes sociais. O boato afirmava que o órgão passaria a notificar adultos que ainda moram com os pais, cobrando impostos relacionados a aluguel.
- CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente
Em nota oficial, a Receita classificou a informação como totalmente infundada: “Isso não existe, nem faz o menor sentido”.
Origem da desinformação
A fake news buscava se apoiar em uma instrução normativa publicada em agosto, que criou o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB).
Na prática, o CIB apenas regulamenta o compartilhamento de informações entre cartórios. Não há qualquer impacto direto para contribuintes que residem com familiares, tampouco relação com cobranças de aluguel.
O boato circulou em meio ao crescimento da chamada “geração canguru”. Dados da Kantar IBOPE Media indicam que o número de adultos entre 25 e 34 anos que permanecem na casa dos pais aumentou 137% entre 2012 e 2022.
O mesmo levantamento mostra que, no período, cresceu 69% o total de pessoas entre 20 e 34 anos que começaram ou retomaram a faculdade — reflexo de escolhas voltadas à educação, mesmo em idade mais avançada.
Nota oficial da Receita Federal
“Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, de que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026.
A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido.
Isso não existe, nem faz o menor sentido.
Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação.”