Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Recorde à vista? Os três cenários para o Ibovespa em 2019 segundo o BTG

19/12/2018 - 7:36
(Foto: BB Investimentos)

Por Investing.com – Em relatório divulgado para seus clientes nesta terça-feira, o BTG Pactual (SA:BPAC11) elaborou três cenários para a performance do Ibovespa ao longo de 2019. O banco avalia que os níveis atuais de operação da bolsa, desconsiderando Petrobras (SA:PETR4) e Vale (SA:VALE3), estão abaixo da sua média histórica sob o conceito de Preço sobre Lucro (P/L). Atualmente, o Ibovespa opera a 11,7x, enquanto a média histórica é de 12,6x.

A valorização do Ibovespa está atrelada à intenção e execução das reformas e dos ajustes necessários para destravar a economia pelo novo governo. Apenas com uma proposta clara sobre o cronograma de ajustes seria o suficiente para que a bolsa gire rapidamente entorno de 97 mil pontos, enquanto o avanço das medidas no Congresso, especialmente a reforma da Previdência e as privatizações, pode acelerar o Ibovespa ao redor dos 122 mil pontos.

Por fim, se uma reforma da Previdência abrangente for aprovada, as taxas de juros de longo prazo – calculada a partir da inflação atual mais 5,2% – deve cair fortemente, melhorando as condições para um rali acionário. Com uma taxa de juros de longo prazo a 3% e um crescimento real do PIB de 3%, os analistas do BTG apontam um Ibovespa operando ao redor dos 139 mil pontos.

Outros fatores

O BTG avalia que os papéis relativamente baratos do Ibovespa neste momento ser também uma das condições para o rali da bolsa paulista em 2019 acontecer, assim como a atual baixa participação de brasileiros e, especialmente, estrangeiros na Bolsa, a aceleração da retomada do crescimento da economia e a manutenção da taxa básica de juros em 6,5% ao ano.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 19/12/2018 - 7:36

Cotações Crypto
Pela Web