Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Recuperação da Zona do Euro pode permitir que BCE reduza compras a partir do 3º tri, diz Knot

07/04/2021 - 10:13
“Se a economia se desenvolver de acordo com nosso cenário básico, veremos inflação e crescimento melhores a partir do segundo semestre”, disse Knot (Imagem: REUTERS/Eva Plevier)

A economia da zona do euro está caminhando para uma recuperação robusta no segundo semestre do ano que pode permitir que o Banco Central Europeu comece a reduzir suas compras emergenciais de títulos no terceiro trimestre, disse Klaas Knot, presidente do banco central holandês.

A pandemia, lockdowns e uma lenta campanha de vacinação podem pesar nas perspectivas dos próximos meses, mas uma série de fatores apontam para surpresas potencialmente positivas após o meio do ano, assim que a pandemia estiver controlada, disse Knot à Reuters em entrevista.

“Se a economia se desenvolver de acordo com nosso cenário básico, veremos inflação e crescimento melhores a partir do segundo semestre”, disse Knot. “Nesse caso, ficaria igualmente claro para mim que a partir do terceiro trimestre podemos começar a diminuir gradualmente as compras de emergência da pandemia e encerrá-las, conforme previsto, em março de 2022.”

O BCE intensificou a compra de títulos no mês passado sob o seu Programa de Compra de Emergência Pandêmica de 1,85 trilhão de euros, preocupado com o fato de que o aumento dos rendimentos dos títulos, principalmente uma repercussão das vendas generalizadas de Treasuries, poderia prejudicar a eventual recuperação do bloco.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 07/04/2021 - 10:13

Cotações Crypto
Pela Web