Internacional

Recuperação da Zona do Euro pode permitir que BCE reduza compras a partir do 3º tri, diz Knot

07 abr 2021, 10:13 - atualizado em 07 abr 2021, 10:13
“Se a economia se desenvolver de acordo com nosso cenário básico, veremos inflação e crescimento melhores a partir do segundo semestre”, disse Knot (Imagem: REUTERS/Eva Plevier)

A economia da zona do euro está caminhando para uma recuperação robusta no segundo semestre do ano que pode permitir que o Banco Central Europeu comece a reduzir suas compras emergenciais de títulos no terceiro trimestre, disse Klaas Knot, presidente do banco central holandês.

A pandemia, lockdowns e uma lenta campanha de vacinação podem pesar nas perspectivas dos próximos meses, mas uma série de fatores apontam para surpresas potencialmente positivas após o meio do ano, assim que a pandemia estiver controlada, disse Knot à Reuters em entrevista.

“Se a economia se desenvolver de acordo com nosso cenário básico, veremos inflação e crescimento melhores a partir do segundo semestre”, disse Knot. “Nesse caso, ficaria igualmente claro para mim que a partir do terceiro trimestre podemos começar a diminuir gradualmente as compras de emergência da pandemia e encerrá-las, conforme previsto, em março de 2022.”

O BCE intensificou a compra de títulos no mês passado sob o seu Programa de Compra de Emergência Pandêmica de 1,85 trilhão de euros, preocupado com o fato de que o aumento dos rendimentos dos títulos, principalmente uma repercussão das vendas generalizadas de Treasuries, poderia prejudicar a eventual recuperação do bloco.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.