Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Recuperação judicial ameaça maioria de companhias aéreas, diz consultoria

16/03/2020 - 8:21
Aviões Avião Setor Aéreo
As companhias aéreas esgotam rapidamente as reservas de caixa porque os aviões estão aterrados, e os que não estão voam com metade da capacidade, afirmou o comunicado (Imagem: Reuters/Lindsey Wasson)

Na avaliação de uma consultoria do setor de aviação, a pandemia de coronavírus levará a maioria das companhias aéreas globais à recuperação judicial até o fim de maio, a menos que governos e indústria tomem medidas coordenadas para evitar tal situação.

Muitas companhias aéreas já devem estar em situação técnica de recuperação judicial ou violado acordos de dívida significativamente, segundo a consultoria CAPA Center for Aviation, de Sydney, em comunicado divulgado na segunda-feira.

As companhias aéreas esgotam rapidamente as reservas de caixa porque os aviões estão aterrados, e os que não estão voam com metade da capacidade, afirmou o comunicado.

“São necessárias medidas coordenadas do governo e da indústria, agora, para evitar uma catástrofe”, afirmou a CAPA. Caso contrário, “emergir da crise será como entrar em um campo de batalha brutal, repleto de vítimas”, afirmou.

A maioria das companhias aéreas dos EUA, China e Oriente Médio deve sobreviver por causa do apoio do governo aos controladores, disse a CAPA.

As companhias aéreas estão entre as maiores vítimas corporativas do surto. Empresas como American Airlines e a australiana Qantas Airways reduziram a capacidade, enquanto algumas como a sueca SAS fizeram demissões temporárias. Flybe, a maior companhia aérea regional da Europa, já entrou em colapso.

As operadoras poderiam perder até US$ 113 bilhões em receita este ano, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Última atualização por Vitória Fernandes - 16/03/2020 - 8:21

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web