BusinessTimes

Redução do ICMS pode aumentar Ebitda das telecomunicações em até 20%, avalia XP

29 jun 2022, 13:40 - atualizado em 29 jun 2022, 13:40
telecomunicações
Para o Safra, o impacto do ICMS deve ocorrer de forma rápida, o que pode ser uma oportunidade para as empresas de telecomunicações (Imagem: SK Telecom/Handout via REUTERS)

As empresa de telecomunicações podem absorver um impacto positivo de 8% a 20% no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) com a redução do ICMS, conforme calcula a XP Investimentos.

Na quarta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei (nº 194) que reduz a alíquota de ICMS para no máximo 17%-18%, classificando a natureza do serviço de telecomunicações como essencial. A decisão passa a valer imediatamente.

Para Bernardo Guttmann e Marco Nardini, analistas da XP, não está claro do quanto que as Telcos vão absorver desse ganho. Contudo, dizem, ao assumirem que todo o ganho da redução do ICMS será absorvido pelas companhias do setor, o impacto deve ser sentido.

A maior beneficiada, segundo a XP, é a Vivo (VIVT4), com uma alta de 20% no Ebitda; seguida pela Unifique (FIQE3), com impacto positivo de 18%; pela TIM (TIMS3), com alta de 17% no indicador de lucro; a Desktop (DESK3) fica em penúltimo lugar, com alta de 15%; seguida pela Brisanet (BRIT3), com impacto de 8% no Ebitda.

Os especialistas da XP explicam que esse seria o cenário é mais otimista e o avaliam como improvável, já que apenas parte da redução deve ser repassada para o consumidor.

Para o Banco Safrao impacto da redução do ICMS deve ocorrer de forma rápida, o que pode ser uma oportunidade para as empresas de telecomunicações “aproveitarem a desoneração fiscal para os consumidores e tentarem atualizar os planos e converter parte da economia fiscal em receita”, defendem os analistas do banco.

Saiba mais! Infraestrutura de criptomoedas, Defi, crescimento institucional e o mercado cripto:

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.