Agenda do Dia

Reforma tributária deve ser concluída em outubro e taxação das offshores aprovada; veja a agenda desta segunda (18)

18 set 2023, 8:18 - atualizado em 18 set 2023, 8:18
reforma tributária
Aprovação da reforma tributária pode ocorrer no próximo mês (Imagem: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

A Reforma Tributária deve ser concluída em outubro, afirmou o presidente da Câmara, Arthur Lira, em entrevista à Folha de S. Paulo neste fim de semana. Segundo ele, a conclusão da votação ocorrerá assim que o texto sair do Senado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lira afirmou também que acredita na aprovação do projeto da taxação das offshores .”O acordo que foi feito com o governo, depois da não votação da medida provisória e do reenvio da nova medida provisória de onshore com o novo projeto de offshore é que haverá, a princípio, taxação cambial e variação cambial”, disse à Folha.

Ainda, pontuou que haverá uma tributação de 15% a 22%, a depender do tempo das aplicações dos fundos. Ou seja, com um prazo de investimento mais curto, mais imposto; mais longo, menos imposto.

Na entrevista, Lira disse que irá conversar com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a medida provisória que permitirá, a partir de 2024, tributação do aumento de lucro gerado por benefícios fiscais do ICMS. Segundo ele, a medida enfrenta resistência.

O presidente Lula está em Nova York, onde irá abrir a 78ª Assembleia Geral da ONU, que terá como tema o desenvolvimento sustentável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda de Lula desta segunda-feira (18)

Horário Programação Local
11h Encontro bilateral com o Presidente da Confederação Suíça, Alain Berset Nova York
12h Encontro com o ex-Primeiro-Ministro do Reino Unido Gordon Brown Nova York

Economia

A semana começa com agenda de indicadores esvaziada. Hoje, sairão os dados do IGP-10, apurados pelo IBGE, e os dados mais recentes do Relatório Focus. No Japão é feriado.

Esta semana reserva uma Super Quarta, ou seja, quando os Bancos Centrais do Brasil e EUA vão definir o futuro dos juros nos respectivos países.

Para a reunião do comitê, nos dias 19 e 20 de setembro, economistas especulam que o Banco Central deve repetir a dose de afrouxamento monetário promovida em agosto e cortar a Selic em 0,50 ponto percentual, para 12,75%. Em relação ao juro nos Estados Unidos, o consenso é de que o Federal Reserve mantenha o atual patamar.

Confira a agenda econômica desta segunda-feira (18):

Horário País Indicador
Japão Feriado
08h00 Brasil IGP-10 (Setembro)
08h30 Brasil Relatório Focus

Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.