Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Refugiados ucranianos têm esperança de paz, porém mais devem fugir

17/03/2022 - 12:36
A guerra na Ucrânia entrou em sua quarta semana e cerca de 3,2 milhões fugiram para o exterior (Imagem: REUTERS/Fabrizio Bensch)

Milhares de refugiados cruzaram para o Leste Europeu nesta quinta-feira, muitos esperando que as negociações de paz em andamento entre Moscou e Kiev possam encerrar a guerra em breve, embora mais pessoas devam fugir nos próximos dias.

A guerra na Ucrânia entrou em sua quarta semana e cerca de 3,2 milhões fugiram para o exterior, mostraram dados da Organização das Nações Unidas nesta quinta-feira, no que se tornou a crise de refugiados que mais cresce na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Embora os números de refugiados que chegam aos Estados da linha de frente –Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia– tenham diminuído nos últimos dias, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse esperar uma “onda maior” na próxima semana.

“A guerra não está diminuindo, mas se espalhando; e à medida que se espalha, há o risco de que na próxima semana vejamos a chegada de mais pessoas na Hungria, apresentando-nos um grande desafio”, disse ele em um vídeo postado em sua página no Facebook.

“Eles não estão apenas fugindo de áreas ameaçadas pela guerra, mas também das próprias zonas de guerra.”

Um deles foi Alla Klochko, de Mirnohrod, em Donetsk, a região no leste da Ucrânia que os separatistas declararam uma república independente, mas é disputada por Kiev e está no centro de uma luta feroz entre a Ucrânia e a Rússia.

A ucraniana de 31 anos esperava poder ficar perto de Varsóvia, encontrar trabalho e matricular sua filha Alisa, de 8 anos, que adora tocar piano, em uma escola polonesa.

“Tenho esperança de que, se nossa delegação chegar a um acordo e no final houver paz, a Ucrânia não perca nossa parte do território, nossa Donetsk, porque a região de Donetsk é ucraniana”, disse ela.

“Somos parte da Ucrânia, sempre fomos e esperamos que continue assim”, afirmou ela da estação de trem de Przemysl, um centro de trânsito perto da fronteira ucraniana. “Falamos russo, mas somos ucranianos.”

Última atualização por Rafael Borges - 17/03/2022 - 12:36

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto