Política

Regras para reembolso de acionistas dissidentes poderão ser mudadas

26 set 2019, 16:40 - atualizado em 26 set 2019, 16:40
Carlos Bezerra
Carlos Bezerra quer aprimorar as regras de reembolso dos acionistas dissidentes (Imagem: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 4277/19 altera o regramento que hoje existe para o reembolso do acionista que deixa a companhia por discordar de deliberação da assembleia geral (o chamado acionista dissidente). A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o projeto, que altera a Lei das S/As (Lei 6404/76), o acionista dissidente ou minoritário tem direito de contratar assistente técnico para acompanhar o trabalho do perito, ou empresa especializada, que fará a avaliação do valor do reembolso. Os acionistas poderão, inclusive, fazer perguntas e solicitações por escrito ao perito, e contestar o laudo da avaliação, que deverá ser respondido em 15 dias.

Já o reembolso da ação deve ser reclamado à companhia no prazo de 90 dias contado da publicação da ata da assembleia geral. Hoje, o prazo é de 30 dias.

Aprimoramento

A proposta é de autoria do deputado Carlos Bezerra (MDB-MT). O objetivo, segundo ele, é aprimorar as regras de reembolso dos acionistas dissidentes, principalmente quando forem também minoritários.

“Todos esses aspectos representam um passo importante para assegurar maior proteção aos acionistas minoritários frente a deliberações dos acionistas controladores que podem ser francamente prejudiciais, sob sua visão, aos interesses da companhia”, disse Bezerra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto importante da proposta é permitir que os acionistas minoritários apresentem sugestão de peritos ou empresas que farão a avaliação das ações. Hoje são todos indicados pelo conselho de administração ou pela diretoria da companhia. Conforme o projeto, os minoritários poderão propor à assembleia uma lista sêxtupla, no caso de peritos, ou tríplice, no caso de empresa especializada.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar