Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Reino Unido tem máxima recorde de mortes diárias por Covid-19; hospitais no limite

08/01/2021 - 17:42
Londres Reino Unido Europa
Em termos oficiais, o Reino Unido tem o quinto maior número de mortes do mundo pela Covid-19 (Imagem: Reuters/John Sibley)

O Reino Unido registrou o maior número de mortes diárias nesta sexta-feira desde o início da pandemia da Covid-19, ao passo que Londres declarou incidente grave, alertando que seus hospitais correm o risco de ficarem lotados.

Com o surgimento de uma nova variante altamente transmissível do vírus no Reino Unido, o primeiro-ministro, Boris Johnson, fechou a economia e está distribuindo vacinas de forma mais rápida que os países europeus vizinhos, em uma tentativa de conter a pandemia.

Em termos oficiais, o Reino Unido tem o quinto maior número de mortes do mundo pela Covid-19, em quase 80 mil, e 1.325 mortes registradas dentro de 28 dias após um teste positivo, ultrapassando o recorde diário de abril do ano passado.

“Nossos hospitais estão sob mais pressão do que em qualquer outro momento desde o início da pandemia, e as taxas de infecção em todo o país continuam a subir a um nível alarmante”, disse Johnson em um comunicado.

“O NHS (Serviço Nacional de Saúde, em português) está sob forte pressão e devemos tomar medidas para protegê-lo, para que nossos médicos e enfermeiras possam continuar a salvar vidas e para que possam vacinar o maior número possível de pessoas o mais rápido possível.”

Outros 68.053 casos da Covid-19 foram registrados nesta sexta-feira, também uma nova máxima diária, o que significa que quase 3 milhões de pessoas já testaram positivo para a doença no Reino Unido, que tem uma população total de cerca de 67 milhões.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, do Partido Trabalhista de oposição, afirmou que os leitos hospitalares na capital acabariam nas próximas semanas porque a propagação do vírus está “fora de controle”.

“Estamos declarando um incidente grave porque a ameaça que esse vírus representa para nossa cidade está em um ponto crítico”, disse Khan.

A designação de “incidente grave” é normalmente exclusiva para ataques ou acidentes graves, como aqueles que possam envolver “prejuízos graves, danos, perturbações ou riscos para a vida humana ou bem-estar, serviços essenciais, ambiente ou segurança nacional”.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 08/01/2021 - 17:42