Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Rejeição da reforma trabalhista não muda nada, mas assusta e Ibovespa aprofunda queda

Gustavo Kahil
20/06/2017 - 21:42

CAS

Em uma reunião tensa, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado rejeitou, por 10 votos a 9, o texto principal da reforma trabalhista. O resultado foi aplaudido e comemorado por senadores de oposição, que dominaram o debate na reunião de hoje (20).

Assim como disse o senador Romero Jucá (PMDB), a decisão não “muda nada” na tramitação. O mercado, entretanto, já vê que essa decisão pode, na verdade, “mudar tudo” ao passar um péssimo sinal para os investidores.

O Ibovespa aprofundou a queda após a notícia e encerrou o dia em baixa de 2%.

“A Comissão de Assuntos Sociais do Senado não tem poder de veto ou de alteração do texto, porém o sinal é muito ruim em vista à perspectiva de aprovação da CCJ e no plenário e também um sinal de perda de força de Temer”, explica o economista-chefe da Infinity Asset, Jason Vieira.

“Os investidores precisam entender que para jogar um jogo, é preciso entender as regras. A CAS é opinativa”, avalia o diretor de estratégia da consultoria Arko Advice ,Thiago de Aragão, em sua conta no Twitter.

Ainda dentro do jogo político, o cientista político e diretor da consultoria Pulso Público, Vitor Oliveira, alerta que quando há pareceres discordantes sobre a matéria, o primeiro a ser votado pelo plenário é o que tiver mais “pertinência regimental”.

“Vai ter uma disputa para saber se o parecer a ser votado em plenário será o da CAE ou o da CAS. Como são concorrentes, em tese, teria que ser o da CAS, mas o Plenário pode decidir votar o da CAE”, disse ao Money Times.

Última atualização por - 05/11/2017 - 14:01

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto