Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Relatório da UE define opções para desenvolver revisão de financiamentos

05/10/2019 - 17:39
Bandeira da União Europeia
Relatório vai ser entregue a ministros na próxima semana (Imagem: Reuters/Hannah Mckay)

Um estudo da União Europeia sobre como mobilizar o poder de financiamento internacional do bloco vai ser entregue a ministros das Finanças na próxima semana, disseram fontes à Reuters, e trará três cenários para uma reestruturação mais ampla do setor.

O relatório feito por um grupo de “pessoas sábias” liderado por Thomas Wieser, veterano colaborador da UE, sugere maneiras para construir um banco de desenvolvimento europeu mais efetivo, destinado também a reduzir a redundância entre o Banco Europeu de Investimento, em Luxemburgo, e o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Berd), sediado em Londres.

As opções apresentadas incluem tornar o Berd o banco de desenvolvimento da UE voltado para o exterior, com foco principal na África, e o BEI o financiador interno, de acordo com três fontes com conhecimento do relatório que falaram sob a condição de anonimato.

Uma segunda possibilidade seria usar mais o BEI, ou uma subsidiária do banco, enquanto que a terceira opção prevê uma nova entidade que seria algo como uma joint venture entre os dois bancos, com a participação de bancos de desenvolvimento nacionais.

“A mensagem do relatório é voltada para a África subsaariana e o clima”, disse uma das fontes. “É também a resposta europeia ao que está acontecendo no espaço do desenvolvimento global, em que países como a China estão se tornando muito mais agressivos.”

Um porta-voz do BEI disse “esperar pelo relatório final e por discutir suas implicações com ministros das Finanças europeus na próxima semana”.

Um representante do Berd não quis comentar.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 05/10/2019 - 17:39