Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Parcerias e ações em NY: Relembre a trajetória da Eve, empresa de ‘carros voadores’ da Embraer (EMBR3)

26/06/2022 - 12:30
eve
A Eve já realizou uma série de parcerias que têm o propósito de desenvolver o ecossistema de mobilidade aérea urbana no mundo (Imagem: Divulgação/Avantto)

Fundada em outubro de 2020, a Eve é uma das principais apostas da Embraer (EMBR3) para a nova fase da indústria aérea global.

Desde sua chegada no mercado, a empresa de “carros voadores” vem realizando uma série de parcerias que visam acelerar o desenvolvimento do ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) em todo o mundo.

Com a Halo, empresa de operações de táxi aéreo de helicóptero, a Eve fechou uma parceria para desenvolver produtos e serviços do ecossistema de UAM nos EUA e no Reino Unido, incluindo um pedido de 200 unidades do eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) da Eve, com início de entrega previsto para 2026.

Na época do anúncio da parceria, a encomenda representava uma das maiores na indústria de UAM.

O co-CEO da Eve, Andre Stein, via a parceria como um passo importante para a empresa assumir sua posição como líder global na indústria de mobilidade aérea urbana.

Além da encomenda, a parceria contempla um desenvolvimento contínuo do sistema de gestão de tráfego aéreo urbano da Eve, bem como as ofertas de serviços e operações de frotas que a companhia oferece como integradora de ecossistema para operações de UAM.

Mobilidade aérea urbana no Brasil

Desde o anúncio da parceria com a Halo, novos acordos foram celebrados entre a Eve e outras empresas do setor.

Outra parceria anunciada pela Eve foi com a Helisul, um dos maiores operadores de helicópteros da América Latina. Eve e Helisul já haviam trabalhado juntas há anos.

As empresas colaboram para criar soluções de mobilidade aérea urbana (UAM), aproveitando a infraestrutura de táxi aéreo existente no Brasil para o uso de eVTOLs da Eve. A collab tem um pedido de até 50 veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), com previsão de entrega também para 2026.

A parceria inclui um trabalho conjunto para testar o uso de helicópteros para validar parâmetros que poderão ser aplicados às futuras operações do eVTOL.

Em fato relevante divulgado na época, a Embraer disse que a parceria desenvolveria novos serviços e procedimentos que podem criar um ambiente seguro e escalonável para a expansão das operações do eVTOL, com foco em aspectos críticos de design que atenda a todos os usuários, incluindo como maximizar a acessibilidade e inclusão em “vertiportos” e nas operações de embarque do eVTOL.

Além das parcerias citadas, a Eve também tem acordos com Helipass, Bristow, AvanttoWiderøe Zero, Sydney Seaplanes, Azorra, Republic Airways, Sky West, Falko, Global Crossing e Acciona.

Fusão com Zanite e Eve na Bolsa de Nova York

Em dezembro de 2021, a Eve anunciou um acordo de combinação de negócios com a Zanite, companhia de aquisição de propósito específico focada no setor de aviação. A fusão dos negócios atribuiu à Eve avaliação de US$ 2,4 bilhões.

Após a conclusão da transação, a Zanite passou a se chamar Eve Holding, que começou a ser negociada na Nyse, Bolsa de Valores de Nova York, em maio deste ano. As ações estrearam em forte queda de 23,5%, cotadas a US$ 8,66.

Desde sua estreia, os papéis da companhia conseguiram se recuperar, e atualmente acumulam uma leve alta de 0,5%.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Última atualização por Janaina de Camargo - 27/06/2022 - 9:03

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto