Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Renda Fixa: Veja o conselho da XP para quem quer ganhar dinheiro com segurança

Lucas Eurico Simões
08/06/2022 - 12:26
Dinheiro, Cofrinho, Poupança, Renda Fixa, Finanças Pessoais,
Saiba a hora certa de comprar títulos de inflação e aprenda com a XP Investimentos a não correr riscos desnecessários na renda fixa. Entenda. (Imagem: Freepik)

Os títulos de renda fixa com indexação à inflação são uma mão na roda na carteira de todo investidor, garantido uma proteção contra disparada dos preços dos produtos e serviços, e de quebra fixam o prêmio a ser colocado no bolso sempre acima da inflação, quando levados até o vencimento.

No entanto, a XP Investimentos alerta sobre alguns cuidados na hora de investir nos títulos de inflação, afinal de contas o investidor não só quer segurança, mas também a oportunidade de ter a melhor rentabilidade possível.

Segundo a corretora, existe uma tendência de maior procura por títulos IPCA+ (como são conhecidos no Tesouro Direto) quando a inflação começa a subir. Então essa seria a hora certa de comprar? A resposta é não.

Quem embarcou nessa não fez o melhor negócio. Na visão da XP, isso ocorre porque, no início de um ciclo de alta da inflação, as taxas de juros esperadas podem também se elevar, com os agentes de mercado prevendo uma ação do Banco Central para combater a alta de preços.

Esse é o clássico exemplo de como não correr o risco de comprar um título de renda fixa na hora errada e carregar na carteira um ativo com deságio.

O que fazer agora?

Mas como estamos agora? A inflação segue em nível elevado no Brasil, porém as elevadas taxas de juros reais no Brasil já se traduzem em bons retornos (acima de 5% ao ano).

E quem acompanha a marcação diária a mercado aqui no Money Times, sabe que no Tesouro Direto os títulos de inflação estão atualmente bem próximos de retornos de 6% ao ano acima do IPCA.

“Títulos de inflação no Brasil hoje têm tanto proteção do patrimônio  como para asseguram uma boa remuneração a longo prazo, independentemente de fatores econômicos e políticos que possam levar à perda no poder de compra”, afirmam os analistas de renda fixa Pietro Consolaro e Camilla Dolle em relatório enviado a clientes.

Observando a taxa de juro real dos países em um prazo médio de dois a cinco anos, o Brasil se destaca pelo alto retorno dos seus títulos de dívida, mesmo quando comparado com seus pares emergentes.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Participe do grupo Comprar ou Vender no Telegram!

Faça parte do grupo do Comprar ou Vender no Telegram. Você tem acesso em primeira mão às principais indicações de investimentos dos analistas brasileiros e estrangeiros e ainda participa das discussões sobre os temas. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 08/06/2022 - 12:29

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto