Economia

Renner (LREN3), Marisa (AMAR3) e mais: Como os criminosos se aproveitam da crise no varejo?

16 maio 2023, 16:01 - atualizado em 16 maio 2023, 16:01
Varejistas
Varejistas: Vítimas caem em falsos saldões, com descontos que podem chegar até 90% (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

Após a Lojas Renner (LREN3), Marisa (AMAR3) e Tok&Stok anunciarem o fechamento de algumas lojas físicas, criminosos estão se aproveitando da crise no varejo para aplicar golpes nos consumidores.

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Os golpistas promovem anúncios no Facebook e Instagram divulgando notícias falsas que remetem a sites de notícias populares, copiando elementos visuais, cores e logos.

As vítimas acreditam que as lojas estão fazendo saldões, com preços muito baixos de produtos altamente desejados. Os falsos descontos podem chegar até 90%.

Conforme a plataforma de segurança digital Site Confiável, os sites têm menos de 30 dias de existência, são registrados fora do Brasil e não são populares nos buscadores – ou seja, tiveram poucas páginas indexadas no Google.

A plataforma é uma alternativa para identificar os sites fraudulentos, pois verifica em tempo real e gratuitamente URLs sugeridas por consumidores, dando um diagnóstico sobre o site.

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Alessandro Fontes, cofundador do Site Confiável alerta que, organicamente, é muito difícil um site conseguir espaço e chegar até as vítimas.

Fontes destaca que o caminho para conseguirem em poucos dias uma alta exposição são as plataformas de anúncios. Por isso, a indicação é não confiar em links de anúncios patrocinados, segundo ele.

“Seja cauteloso e verifique o site antes de comprar, principalmente quando o anúncio te oferecer algo que parece ser muito vantajoso, que te deixe curioso ou com uma sensação de urgência para tomar uma decisão”, disse.

A reportagem procurou pelas empresas, mas não obteve retorno até o fechamento desta nota. O espaço segue aberto para manifestação.

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Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.