Bancos

Rentabilidade bancária contraria previsão anterior do BC e segue em alta no 1º semestre

10 out 2019, 10:22 - atualizado em 10 out 2019, 10:22
Melhora veio pela recuperação gradual no crescimento da carteira de crédito em mix mais rentável e pela melhora na eficiência operacional dos bancos públicos (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

O Banco Central indicou nesta quinta-feira que a rentabilidade dos bancos seguiu crescendo no primeiro semestre deste ano, contrariando expectativa da autoridade monetária sobre estabilização deste movimento, conforme Relatório de Estabilidade Financeira (REF).

Segundo o documento, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido do sistema bancário alcançou 15,8% em junho de 2019, elevação de 1,1 ponto em relação a dezembro de 2018.

De acordo com o BC, a melhora veio pela recuperação gradual no crescimento da carteira de crédito em mix mais rentável e pela melhora na eficiência operacional dos bancos públicos. Também foi impactada pela retomada gradual do crescimento da carteira de crédito, com maior participação do crédito às famílias e às pequenas e médias empresas.

Olhando à frente, o BC destacou que há “leve arrefecimento” dessa tendência, em função do “esgotamento da redução das despesas de provisão e da expectativa de retração dos ganhos de eficiência operacional”.

No REF anterior, o BC havia dito que a expectativa para este ano era de que a alta do indicador não fosse mais verificada após os bancos terem cortado gordura em custos e diminuído despesas de provisão.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.