BusinessTimes

Respiradores mecânicos são apreendidos em operação da PF e MP no Rio de Janeiro

07 maio 2020, 22:17 - atualizado em 07 maio 2020, 22:17
Respirador AmboVent
Os ventiladores mecânicos foram apreendidos na sede de uma das empresas que foram alvos da operação (Imagem: YouTube/ AmboVent)

Vinte e cinco respiradores usados para pacientes em estado grave com coronavírus foram apreendidos nessa quinta-feira pela polícia e Ministério Público durante operação que prendeu quatro de cinco suspeitos de envolvimento em irregularidades em compras emergenciais para o combate a pandemia no Estado, informou o Ministério Público.

Os ventiladores mecânicos foram apreendidos na sede de uma das empresas que foram alvos da operação.

Um ex-subsecretário da pasta da Saúde do Estado foi preso na operação dessa quinta-feira. A polícia e o MP cumpriram ainda 13 mandados de busca e apreensão.

“Foram encontrados 25 respiradores mecânicos na sede de uma das empresas com mandado de busca expedido… os quais, após autorização judicial, foram entregues à Secretaria Estadual de Saúde”, informou o MP do Rio de Janeiro.

As compras emergenciais totalizam quase 1 bilhão de reais, sendo cerca de 700 milhões destinados aos hospitais de campanha, que estão atrasados por falta de equipamentos como respiradores mecânicos.

Segundo órgãos de controle, compras de materiais e insumos emergenciais foram marcadas por ilegalidades e irregularidades;

Dos nove hospitais de campanha previstos pelo Estado para estarem prontos em abril, apenas um está pronto.

A unidade do Leblon foi bancada com recursos privados e ainda opera sem a capacidade plena.

O Estado bateu o recorde de registro de mortes nessa quinta-feira, com mais 189 óbitos. O Rio de Janeiro já contabiliza 1.394 mortes e 14.156 casos da doença.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar