Restituição do Imposto de Renda 2025: Ainda não recebeu a restituição? Veja datas dos próximos lotes e condições

O pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2025 é realizado nesta segunda-feira (30) e ao todo, 6.545.322 contribuintes recebem a restituição de R$ 11 bilhões.
Dentre a lista de prioridade, estão inclusos idosos com 80 anos ou mais, contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência ou doenças graves, professores e contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida com pagamento via Pix.
- LEIA MAIS: Itaú BBA, BB Investimentos, Safra, BTG Pactual e outros bancos selecionaram os ativos mais promissores para ter em carteira – veja quais são
A ordem de pagamento da restituição segue o critério de envio do documento, conforme os grupos de prioridades. Ou seja, quem entrega primeiro, será o primeiro a receber.
Segundo a Receita Federal, das 43.344.108 declarações recebidas este ano, 56,4% têm valores a serem restituídos, o menor percentual comparado aos últimos 4 anos.
Confira quando serão pagos os próximos lotes da Restituição do Imposto de Renda 2025:
- 1º lote: 30 de maio – já pago;
- 2º lote: 30 de junho – pago hoje;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 29 de agosto;
- 5º (e último) lote: 30 de setembro.
Como consultar o valor?
O contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Será necessário informar o CPF e a data de nascimento. Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.
Outra possibilidade é realizar a consulta pelo aplicativo (disponível para tablets e smartphones), onde além de consultar a liberação das restituições, também é possível consultar a situação do CPF.
Na tela seguinte, você terá acesso a todas as informações da declaração e do valor calculado para a restituição.
O contribuinte pode verificar se possui valores a receber acessando o site do órgão. Para isso, é necessário informar o CPF, a data de nascimento e o ano de 2025.
Ao pesquisar o status da declaração, o contribuinte deve se deparar com os seguintes resultados:
- Recepcionada: declaração foi entregue e está em análise;
- Em análise: documento ainda está sob revisão preliminar;
- Processada: análise finalizada;
- Em fila de restituição: declaração foi aprovada e aguarda pagamento;
- Imposto a pagar: valores devidos;
- Resultado zero: sem valores a pagar ou restituir.
Contudo, é válido ressaltar a importância em acompanhar os pagamentos dos lotes, para ter ciência da sua situação junto ao Fisco — sendo esta, uma forma de encontrar e ajustar possíveis dados incorretos no imposto de renda declarado.