Restituição do Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda 2025: Pagamento do 1º lote acontece hoje (30); veja se você recebe

30 maio 2025, 7:30 - atualizado em 22 maio 2025, 12:06
Imposto de Renda 2025, Receita Federal, Restituição, 1º Lote, Consulta, Pagamento
O pagamento do 1º lote da restituição do Imposto de Renda 2025 nesta sexta, 30 de maio (Imagem: DAPA Images/Canva)

A Receita Federal realiza nesta sexta-feira (30), o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ordem de pagamento segue o critério de envio do documento, conforme os grupos de prioridades. Ou seja, quem entrega primeiro, será o primeiro a receber. Mas, neste ano, a ordem de prioridades dos lotes de restituição sofreu algumas alterações.

Desta vez, os contribuintes que utilizarem simultaneamente a declaração pré-preenchida e optarem pelo recebimento da restituição via Pix passarão na frente de quem escolheu apenas uma dessas opções.

O primeiro dos cinco lotes trata-se do maior da história, tanto em número de contribuintes quanto em valor, e contempla restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, 6.257.108 contribuintes recebem a restituição de R$ 11 bilhões na próxima sexta-feira. Confira quem tem direito:

  • 2.375.076 contribuintes nos quais utilizaram a pré-preenchida e optaram por receber a restituição por PIX;
  • 2.346.445 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 240.081 contribuintes para idosos com idade igual ou superior a 80 anos; e
  • 199.338 contribuintes para contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

É válido ressaltar a importância em acompanhar os pagamentos dos lotes, para ter ciência da sua situação junto ao Fisco — sendo esta, uma forma de encontrar e ajustar possíveis dados incorretos no imposto de renda declarado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Restituição do Imposto de Renda: Como consultar o valor?

O contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Será necessário informar o CPF e a data de nascimento. Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.

Outra possibilidade é realizar a consulta pelo aplicativo (disponível para tablets e smartphones), onde além de consultar a liberação das restituições, também é possível consultar a situação do CPF.

Na tela seguinte, você terá acesso a todas as informações da declaração e do valor calculado para a restituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer se não conseguir sacar a restituição?

Primeiramente, deve-se dar atenção a mensagem que aparece quando for fazer a consulta. Um dos principais fatores que dificultam o processo de receber e sacar o valor da restituição do Imposto de Renda é o caso de o contribuinte não ter incluído uma conta para crédito durante a declaração ou quando há inconsistência nos dados, por exemplo.

Se for o seu caso, a restituição deve apresentar o status de “Disponível para reagendamento”. Será necessário recorrer à Central de Atendimento do Banco do Brasil, para retificar a sua declaração, informando novos dados bancários.

Outra possibilidade, é utilizar o serviço “Consultar e alterar conta para crédito de restituição”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda, no e-CAC.

Mas, se a sua restituição já foi liberada, os valores da restituição são enviados ao Banco do Brasil e ficam disponíveis por um ano para resgate. Para receber os valores, você deve informar novos dados bancários no site do Banco do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também é possível entrar em contato por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais cidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva). Nessa opção, o crédito será realizado no dia útil seguinte ao agendamento.

Outro fator é não ter sacado o valor no prazo definido de um ano. Se esse for o seu caso, será necessário acessar o Portal e-CAC e clicar em “Restituição e Compensação”. Após isso, selecionar a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Calendário da restituição do Imposto de Renda

  • 1º lote: 30 de maio – é pago hoje;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 29 de agosto;
  • 5º (e último) lote: 30 de setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar