Restituição do Imposto de Renda

Restituição do Imposto de Renda: 5 dicas para aumentar o valor a receber

19 maio 2024, 11:30 - atualizado em 19 maio 2024, 11:30
Restituição do Imposto de Renda
Calendário de restituição do Imposto de Renda começa no dia 31 de maio (Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil)

A temporada de declarações do Imposto de Renda 2024 está na reta final, com o fim do prazo e início do pagamento das restituições em 31 de maio. Vale lembrar que a ordem de prioridade da restituição foi alterada para contemplar os contribuintes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem ainda não entregou, dá tempo de regularizar a situação com a Receita Federal, seguindo dicas que podem aumentar o valor a ser restituído.

A Receita respeita uma ordem para realizar os pagamentos, que influencia em qual lote cada contribuinte estará. Além disso, quando a declaração foi entregue também é considerado.

Mas lembre-se que os lotes passam por correção com base na taxa Selic. Conforme já divulgado pelo órgão, o segundo lote da restituição terá uma correção de 1%.

A ordem respeitada pela Receita Federal para os pagamentos é a seguinte:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  1. Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  2. Idosos com idade entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave;
  3. Pessoas cuja maior fonte de renda é o magistério;
  4. Contribuintes do Rio Grande do Sul;
  5. Contribuintes que utilizaram o modelo pré-preenchido e/ou escolheram receber a restituição via Pix;
  6. Demais contribuintes.

5 dicas para aumentar a restituição do Imposto de Renda

1- Organização

Se organizar para declarar o Imposto de Renda é essencial para não perder valores que poderiam ser restituídos. Dessa maneira, a primeira dica é separar os documentos necessários, informes de rendimento, despesas ao longo do último ano e documentação necessário dos dependentes.

2- Saiba escolher a melhor forma de declaração

A escolha do modelo de declaração de Imposto de Renda impacta na restituição, por isso, é essencial verificar a mais vantajosa para o seu perfil de contribuinte. A simplificada tem um desconto padrão de 20% da renda tributada e é boa para quem não tem muitas coisas para declarar. Já a completa é mais vantajosa para quem tem muitas despesas dedutíveis.

3- Fuja da declaração conjunta

No caso de casais, opte por fazer duas declarações separadas se os dois possuírem rendimentos tributáveis passiveis de ajuste anual.

4- Dedução de impostos

Não se esqueça de todas as despesas efetuadas em 2023 que envolvem saúdeeducação, pensão alimentícia e contribuições ao Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL). Esses valores podem ser deduzidos do Imposto de Renda e garantir que você tenha dinheiro para receber. Também é possível incluir nessa conta as despesas de dependentes e aumentar ainda mais a restituição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5- Doações também entram na conta

Outra possibilidade de dedução, que é pouco explorada, são as doações. Nesse caso, vale lembrar que é possível converter até 6% do imposto devido em contribuições a entidades beneficentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Mais Notícias

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar