Reunião anual da Berkshire Hathaway (BERK34), de Warren Buffett, reúne investidores em meio a incertezas sobre tarifas e dólar

A assembleia anual de acionistas da Berkshire Hathaway (BERK34) acontece neste sábado (3), em Omaha, Nebraska, e mais uma vez atrai milhares de investidores de diversas partes do mundo.
Apelidado de “Woodstock dos Capitalistas”, o encontro é liderado por Warren Buffett e se consolidou como um dos eventos mais emblemáticos do mercado financeiro global, funcionando como termômetro para os rumos da economia americana — e, por consequência, da economia mundial.
- E MAIS: Analista dá o veredito sobre as ações da Vale (VALE3) após o resultado fraco no 1T25; confira
Preocupações e expectativas marcam a pauta
A edição deste ano ocorre em meio a tensões geopolíticas e econômicas após o anúncio de um novo pacote tarifário por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, no chamado “Liberation Day”.
Outro tema que deve dominar o debate é a crescente desconfiança em relação à estabilidade dos EUA e à força do dólar. Desde as novas tarifas, a moeda norte-americana perdeu força frente a outras divisas.
Também é esperada uma atualização sobre a posição da Berkshire em Apple (AAPL34), uma das maiores participações da holding, mas que vem sendo gradualmente reduzida.
Além disso, investidores devem questionar Buffett sobre o caixa recorde da companhia. No balanço mais recente, a Berkshire Hathaway reportou mais de US$ 300 bilhões disponíveis — um volume inédito —, o que levanta dúvidas sobre como e quando o megainvestidor pretende alocar esses recursos, especialmente diante de um cenário econômico mais desafiador.
No palco, além de Buffett, devem estar Greg Abel — apontado como seu sucessor — e Ajit Jain, diretor da área de seguros, que também responderão a perguntas dos acionistas.
Mesmo com as mudanças no cenário da companhia, Warren Buffett, aos 94 anos, segue como o grande destaque do evento. Considerado o investidor mais bem-sucedido da história, ele continua atraindo a atenção de todo o mercado financeiro global.