Eleições 2022

Rio Grande do Norte Eleições 2022: Veja nomes e números dos candidatos ao governo e ao Senado

27 set 2022, 20:00 - atualizado em 30 set 2022, 12:05
Natal Rio Grande do Norte eleições 2022 eleição
Eleições resolvidas? Pesquisas apontam chance de vitória da atual governadora, Fátima Bezerra (PT), já no primeiro turno (Imagem: MTur/ Ney Douglas)

As eleições de 2022 contam com nove candidatos ao governo do Rio Grande do Norte. Outros dez disputam uma vaga no Senado pelo Estado. A governadora Fátima Bezerra (PT), candidata à reeleição, lidera as pesquisas de intenção de voto.

Nesta segunda-feira (26), por exemplo, a Fiern (Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte) divulgou uma nova sondagem, em que a petista aparece com 51% das menções, o que a coloca em condições de vencer a disputa já no primeiro turno, que será realizado no próximo domingo, 02 de outubro.

Em um distante segundo lugar, vem o candidato do Podemos, Styvenson Valentim, com 15% das intenções de votos.

Veja quem são os nove candidatos ao governo do Rio Grande do Norte nestas eleições:

Antônio Bento (PRTB), número 28

Antônio Bento (PRTB), número 28

Antônio Bento, 60 anos, é formado em Ciências Contábeis e atua como representante comercial e pastor evangélico. Já foi candidato a deputado estadual, em 2006, vice-prefeito de Natal, em 2008, e vice-governador do Estado.

Clorisa Linhares (PMB), número 35

Clorisa Linhares (PMB), número 35

Nascida no Recife (PE), Clorisa Linhares é formada em Direito e Contabilidade. Servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, já atuou como agente penitenciária e foi vereadora na cidade de Grossos. Em 2020, foi candidata a prefeita de Grossos, mas não foi eleita.

Danniel Morais (PSOL), número 50

Danniel Morais (PSOL), número 50

Formado em administração, Danniel Morais, 40 anos, é ex-assessor parlamentar da Câmara dos Deputados e ativista dos direitos humanos e de movimentos sociais. Concorreu pela primeira vez a uma eleição em 2018, quando foi candidato a deputado estadual. Em 2020, compôs uma candidatura coletiva à Prefeitura de Natal.

Fábio Dantas (Solidariedade), número 77

Fábio Dantas (Solidariedade), número 77

Formado em Direito e ex-vice-governador do Estado, Fábio Dantas, 51 anos, é empresário do ramo de bebidas alcoólicas e já foi diretor do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte. Em 2010, foi eleito deputado estadual e, em 2014, elegeu-se vice-governador.

Fátima Bezerra (PT), número 13

Fátima Bezerra (PT), número 13

Atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra é candidata à reeleição. Nascida em Picuí (PB) e formada em Pedagogia, Bezerra foi professora da rede pública de ensino municipal de Natal. Foi eleita deputada estadual em 1994 e, em 2002, elegeu-se deputada federal e foi reeleita em 2006. Bezerra foi também senadora, mas deixou o cargo ao vencer a disputa pelo governo potiguar em 2018.

Nazareno Neris (PMN), número 33

Nazareno Neris (PMN), número 33

Nazareno Neris, 47 anos, é empresário e professor de idiomas. Iniciou a vida política em 2002, ao ser candidato a deputado federal, mas não se elegeu. Concorre pela primeira vez ao cargo de governador.

Rodrigo Vieira (DC), número 27

Rodrigo Vieira (DC), número 27

Rodrigo Vieira, 42 anos, é empresário do ramo da construção civil. Em 2016, foi candidato a prefeito de João Câmara (RN), mas não se elegeu.

Rosália Fernandes (PSTU), número 16

Rosália Fernandes (PSTU), número 16

A assistente social Rosália Fernandes, 55 anos, começou no serviço público como auxiliar de enfermagem e depois se tornou assistente social. Foi candidata a prefeita de Natal em 2016 e em 2020.

Styvenson Valentin (Podemos), número 19

Styvenson Valentin (Podemos), número 19
(Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Styvenson Valentim é policial militar e senador. Possui graduação em Direito e iniciou a carreira política em 2018, ao ser eleito senador pela Rede Sustentabilidade.

Veja quem são os dez candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte nestas eleições:

Carlos Eduardo (PDT), número 123: foi eleito para o seu primeiro cargo em 1986, quando se tornou deputado estadual, função na qual permaneceu por quatro mandatos. Entre 2001 e 2002, foi vice-prefeito de Natal e assumiu a prefeitura em 2002, após a saída de Wilma de Faria para concorrer ao governo. Foi eleito prefeito de Natal em 2004 e permaneceu no cargo até 2008. Ele voltou a se candidatar à prefeitura em 2012 e 2016, vencendo ambas eleições. Em 2010 e 2018, concorreu ao governo, mas acabou derrotado.

Dário Barbosa (PSTU), número 166: é professor aposentado do estado do Rio Grande do Norte e do município de Natal. Já foi candidato a prefeito de Natal e ao governo, mas acabou derrotado nas disputas.

Freitas Jr. (PSOL), número 500: servidor público federal, apresenta-se como ecossocialista, gestor ambiental e educador. Esta é a quarta eleição que disputa. Anteriormente, concorreu a prefeito de Natal, em 2016, pela Rede; governador (2018, Rede), e vereador de Natal (2020, pela Rede), sem ser eleito para nenhum dos cargos.

Geraldo Pinho (Podemos), número 192: é médico de formação e tem 40 anos. Já atuou como diretor do Instituto de Radiologia e do Hospital Municipal de Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte. Em 2020, ele foi candidato a vereador, mas não se elegeu.

Marcelo Guerreiro (PRTB), número 282: é engenheiro civil e produtor rural. É a primeira candidatura a um cargo eletivo público.

Marcos Antônio (UP), número 800: mora em uma ocupação e coordena o movimento em Natal. Essa é a primeira vez em que ele se candidata a um cargo eletivo.

Pastor Silvestre (PMN), número 333: é servidor público aposentado. Foi candidato a deputado federal em 1998 pelo PT do B, mas não se elegeu. O candidato tenta uma vaga para o Senado pela primeira vez.

Rafael Motta (PSB), número 400: deputado federal pelo Rio Grande do Norte desde 2018, disputa sua quarta eleição. Sua carreira política começou em 2012, quando se elegeu vereador em Natal. Dois anos depois, conquistou seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Rogério Marinho (PL), número 222: ocupou dois cargos no governo de Jair Bolsonaro. Entre 2019 e 2020, foi secretário especial da Previdência e do Trabalho, dentro da estrutura do Ministério da Economia. Em seguida, foi nomeado ministro do Desenvolvimento Regional. Deixou o cargo em março para concorrer ao Senado. Esta é a sétima eleição que disputa. Já foi vereador em Natal, quatro vezes deputado federal pelo Rio Grande do Norte, e prefeito de Natal.

Shirlei Medeiros (DC), número 270: veterinária, elegeu-se vice-prefeita de Natal em 2020. Esta é sua segunda disputa eleitoral.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.