Robotaxi estreia nos EUA em 2026; Baidu já leva passageiros na China

O carro sem motorista deixou de ser ficção científica para virar negócio. A Lyft anunciou parceria com a Waymo para lançar, em 2026, um serviço de robotáxi em Nashville, nos Estados Unidos.
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A aliança combina a tecnologia autônoma da Waymo, empresa controlada pela Alphabet (dona do Google), com a experiência da Lyft em gestão de frotas. A Flexdrive, subsidiária da Lyft, ficará responsável pela manutenção, infraestrutura e centros com oficinas e pontos de recarga.
No início, os carros poderão ser chamados apenas pelo aplicativo da Waymo. A expectativa é que, ainda em 2026, também estejam disponíveis pelo app da Lyft.
A escolha da cidade não foi por acaso: Nashville é de porte médio, tem trânsito menos congestionado que Nova York e clima mais previsível que São Francisco. Na prática, será um “campo de provas” para os robotáxis. Se o serviço funcionar bem, a expansão deve avançar para outras regiões dos EUA.
Corrida global pelo robotaxi
O anúncio acontece em meio à disputa bilionária pelo mercado de veículos autônomos, que pode movimentar trilhões de dólares na próxima década.
A Tesla, de Elon Musk, prometeu lançar seu Cybercab até 2027, com preço inferior a US$ 30 mil. Mas, como em outras apostas do empresário, o produto ainda não saiu do papel. Já a Baidu, conhecida como o “Google da China”, colocou seu modelo nas ruas.
A vantagem chinesa
Na China, a Baidu opera o Yichi 06, desenvolvido em parceria com a montadora JMC. O veículo já integra o Apollo Go, serviço de corridas autônomas da companhia em algumas cidades.
O preço estimado é de 204.600 yuans — cerca de US$ 28,9 mil. Fontes ligadas ao projeto apontam para mil unidades entregues, embora nem todas estejam em operação ativa.
Como funciona o robotaxi chinês
O Yichi 06 é uma minivan elétrica de quatro lugares, com portas deslizantes e design minimalista. Algumas versões dispensam volante e pedais, mas regulações locais ainda podem exigir esses equipamentos em determinados contextos.
O modelo conta com motor de 110 kW (147 cv), bateria LFP trocável em aproximadamente três minutos e o sistema de direção autônoma Apollo de sexta geração. São 40 sensores, incluindo cinco LiDARs, que permitem visão 360º e reações em cenários complexos. O poder de processamento chega a 1.200 TOPS, nível de supercomputador para decisões em tempo real.
Classificado como veículo de autonomia nível 4, o Yichi 06 já pode operar sem motorista em condições específicas.
Enquanto a Tesla ainda não apresentou o design final do Cybercab, a Baidu acumula mais de 32 milhões de quilômetros em testes e milhões de viagens no Apollo Go até meados de 2024.
O contraste é evidente: Musk promete uma revolução, enquanto a Baidu já transporta passageiros diariamente. Ambas apostam em modelos de baixo custo para ganhar escala, mas, na China, o serviço já é cobrado.
Veja no vídeo como é andar em um robotáxi chinês: