BusinessTimes

Rock in Rio é o primeiro grande evento no Brasil após lançamento do 5G; veja o que esperar

30 ago 2022, 13:14 - atualizado em 30 ago 2022, 13:17
rock in rio 5G
Mais segurança e melhor conexão são parte da experiência do Rock in Rio com o 5G (Imagem: Divugação/Rock in Rio)

O Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira (2) e acontece até o dia 11 de setembro, é o primeiro grande evento no Brasil após o lançamento do 5G no país.

A tecnologia começou a funcionar no Rio de Janeiro (RJ) na segunda-feira (22), permitindo um tráfego de internet em uma frequência diferente da tecnologia anterior, e alcança velocidades entre 20 a 50 vezes maior do que o 4G.

A TIM Brasil (TIMS3), empresa de telecomunicação e patrocinadora do evento, espera que 10% do tráfego no evento já aconteça em cima da rede 5G.

Alberto Griselli, CEO da TIM, explica que a tecnologia deve provocar uma diferença perceptível na experiência do usuário final.

“É comum, em locais com muita gente utilizando o celular ao mesmo tempo, uma certa dificuldade de conexão. Quem tem um aparelho 5G no Rock in Rio não vai passar por isso”, afirma o executivo.

A telecom também investiu na infraestrutura do festival para suportar a nova tecnologia. A operação conta com mais de 35 sites, sendo que 25 deles oferecem o 5G aos usuários.

Além disso, conforme a companhia explica, “todas as áreas da Cidade do Rock foram tratadas como microcidades”, com estimativa de público e outros indicadores, para delimitar o espaço de cada antena e permitir a melhor experiência de uso, tanto no 5G quanto no 4G.

5G no Rock in Rio

A ativação do 5G no Rock in Rio vai permitir a introdução de novos serviços, possibilitados pela tecnologia de ponta, que vão afetar toda a organização do festival.

Na prática, para esta edição, isso implica no uso de um “cão-robô”. A tecnologia foi incluída no protocolo de segurança do evento pela SegurPro, após atuar no Mutua Madrid Open e Rock in Rio Lisboa, também em 2022.

A máquina usa a tecnologia 5G para coletar dados do ambiente, como temperatura anormal (detecção de incêndio), detectar eventos suspeitos e se expor a ele, evitando o risco à vida humana, e outros tipos de situações que podem impactar a segurança do evento.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Saiba mais! O QUE ESPERAR DO BITCOIN PÓS ATA DO FED?

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
iasmin.paiva@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar